FMCG Homepage Marcas Newsletter

Preços na produção industrial desaceleram em Novembro

Por a 20 de Dezembro de 2011 as 14:22

Em Novembro, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços na Produção Industrial fixou-se em 5,2%, representando um decréscimo de 0,3 pontos percentuais (p.p.) face à observada no mês anterior, mantendo a tendência descendente verificada desde Março de 2011, revelam os dados mais recente do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A desaceleração do índice resultou do comportamento dos agrupamentos de Bens de Consumo e de Bens Intermédios, que passaram de variações de 3,2% e de 3,5% em Outubro, respectivamente, para 2,9% e 2,5% em Novembro, pela mesma ordem. Estes agrupamentos contribuíram, conjuntamente, com 1,5 p.p. para a variação homóloga do índice total.

O agrupamento de Energia, com uma variação homóloga de 11,7% (11,3% no mês anterior), apresentou o maior contributo para a variação homóloga do índice total (3,6 p.p.).

A taxa de variação homóloga da secção das Indústrias Transformadoras situou-se em 5%, inferior em 0,3 p.p. à observada em Outubro. Esta secção registou o contributo mais influente para a variação do índice total, 4,0 p.p..

O índice de preços na produção industrial apresentou, em Novembro, uma taxa de variação mensal de 0,2% (0,5% em Novembro de 2010), superior em 0,5 p.p. à registada em Outubro.

O agrupamento de Energia registou, em Novembro, uma taxa de variação mensal superior à observada no mês anterior, passando de uma variação de -0,8% em

Outubro para 1,2% em Novembro (0,8% em Novembro de 2010). Este agrupamento contribuiu com 0,4 p.p. para a variação do índice total.

A secção das Indústrias Transformadoras apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (0,2 p.p.), em resultado de uma taxa de variação de 0,3% (0,6% em igual mês do ano precedente).

Em Novembro, a taxa de variação média dos últimos 12 meses situou-se em 5,8%, idêntica à observada em Outubro.

As taxas de variação média dos índices dos agrupamentos de Bens de Consumo e de Energia registaram os únicos acréscimos face a Outubro, de 0,2 p.p. em ambos os casos, passando para 2,7% e 11,6%, respectivamente.

A taxa de variação média do agrupamento de Bens Intermédios fixou-se em 5,2% em Novembro, 0,2 p.p. abaixo da taxa observada no mês precedente, enquanto a variação do índice relativo aos Bens de Investimento estabilizou em 0,3%.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *