12 tendências de consumo para 2012
A Trendwatching.com apresentou tendências de consumo emergentes, insights e inovações aplicáveis aos negócios
![Hipersuper](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/hiper_user-120x120.png)
Hipersuper
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
A Trendwatching.com apresentou uma selecção de 12 tendências de consumo apontadas para o ano de 2012.
1. RED CARPET
Em 2012, todos os formatos, tamanhos e sectores de negócios – se não cidades inteiras e nações – estenderão o tapete vermelho para os novos imperadores; inundando os visitantes e clientes chineses com serviços e regalias feitos sob medida para, de maneira geral, enchê-los de atenção e respeito
2. DIY HEALTH
Espere ver os consumidores a aproveitar novas tecnologias e novas aplicações para acompanhar a sua saúde pessoal e cuidar dela de maneira discreta e contínua, além de receber alertas sobre qualquer mudança
3. DEALER-CHIC
Em 2012, os consumidores, além de continuar à procura de ofertas e descontos, também farão isso com prazer, ou até com orgulho. Hoje, as ofertas estão relacionadas com mais do que a simples economia de dinheiro: têm que ver com emoção, procura, controlo e sensação de esperteza e, portanto, é também uma fonte de status
4. ECO-CYCOLOGY
As marcas vão, cada vez mais, recolher todos os seus produtos para reciclagem (às vezes forçadas por novas legislações), além de reciclá-los de maneira responsável e inovadora
5. CASH-LESS
Será que as moedas e notas de dinheiro vão desaparecer completamente em 2012? Não. Mas um futuro sem dinheiro vivo (finalmente) está de facto a chegar, na medida em que grandes marcas como MasterCard e Google trabalham para construir um ecossistema todo novo de pagamentos, recompensas e ofertas que giram em torno das novas tecnologias móveis
6. BOTTOM OF THE URBAN PYRAMID
A maioria dos consumidores mora em cidades e, no entanto, na maior parte do mundo, a vida urbana é caótica, apertada e geralmente não muito agradável. Ao mesmo tempo, a criatividade e a vibração desses consumidores aspirantes cria oportunidades globais promissoras para marcas que se propõem a atender as centenas de milhões de CITYSUMERS com pode de compra mais baixo
7. IDLE SOURCING
Qualquer coisa que faça com que seja absolutamente simples – ou que não exija esforço nenhum – para que os consumidores contribuam com alguma coisa vai fazer mais sucesso do que nunca em 2012. Devido à disseminação de sensores cada vez mais inteligentes nos telefones móveis, as pessoas serão capazes de – e estarão cada vez mais dispostas a – difundir informações a respeito de onde estão e do que estão a fazer, para ajudar a aprimorar produtos e serviços
8. FLAWSOME
Por que, para os consumidores, as marcas que se comportarem de maneira mais humana, inclusive mostrando suas falhas, serão fantásticas.
9. SCREEN CULTURE
Graças à explosão dos smartphones e tablets com ecrã sensível ao toque e da “nuvem”, 2012 verá uma SCREEN CULTURE (cultura de ecrã) que será, além de mais difundida, também mais pessoal, mais envolvente e mais interactiva do que nunca
10. RECOMMERCE
Nunca foi tão fácil para consumidores espertos revender ou trocar compras antigas por descontos e aproveitar o valor que as suas coisas têm no momento. Em 2012, a “troca por desconto” é a nova compra
11. EMERGING MATURIALISM
Ao mesmo tempo em que as diferenças culturais continuarão a dar forma aos desejos dos consumidores, as pessoas de classe média e/ou mais jovens em quase todos os mercados vão adoptar marcas que vão além dos limites convencionais. Saiba que os produtos, serviços e campanhas sinceras, arriscadas ou não-corporativas de mercados emergentes estarão em alta em 2012
12. POINT&KNOW
Os consumidores estão acostumados a ser capazes de encontrar praticamente qualquer coisa que esteja online ou que tenha base em texto, mas 2012 trará gratificação instantânea de informação visual ao mundo real com objectos e até pessoas