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EUA e Brasil recebem 3,5 milhões

Por a 13 de Dezembro de 2011 as 13:03

Depois de definidos os oito mercado estratégicos para o Plano de Marketing 2012/2014, a ViniPortugal concentrou ainda mais os mercados onde irá apostar em 2012, destinando aos  EUA e Brasil 2,5 e 1 milhões de euros, respectivamente.

Durante a apresentação do plano, o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, afirmou à agência Lusa que “com os recursos financeiros postos à nossa disposição, seríamos mais eficazes se reduzíssemos o número de países onde estamos a fazer intervenção”.

Além dos EUA e Brasil, as atenções da ViniPortugal vão concentrar-se também em Angola, Reino Unido, Canadá, Países Nórdicos e Alemanha, com o slogan “Wines of Portugal”.

A outra diferença estará na aposta não só na promoção da imagem, nomeadamente através de publicidade em grandes revistas internacionais, mas também no investimento na educação e formação tanto dos profissionais como dos consumidores, revelou Jorge Monteiro.

“Ou seja, temos cerca de 15% do orçamento total em acções que vão envolver desde jornalistas de vinhos nos diferentes países, passando por escanções, chefes de restauração, conselheiros de vendas nas diferentes cadeiras e pontos de venda nos diversos mercados, e estas acções vão ser adaptadas ao grau de conhecimento de cada mercado”, afirmou.

A grande viragem na orientação estratégica da organização será a determinação em ser “especialista em mercados e não em organização de eventos”, disse, frisando que a ViniPortugal está já “a correr os vários países” e a fazer os briefings com as agências de comunicação.

“O objectivo é colocar os planos de cada mercado em agências especialistas nesses mercados”, deixando de ser a ViniPortugal a assegurar a sua organização, disse ainda Jorge Monteiro à Lusa.

Internamente, a ViniPortugal quer criar um “serviço de informação de mercados”, que vai ‘beber’ a informação estatística trabalhada pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e cruzá-la com a observação de outros mercados.

Além de querer conhecer o que se passa nos outros mercados, como funcionam, qual o seu potencial de crescimento, a ViniPortugal quer igualmente observar as organizações congéneres de outros países, procurando “as melhores práticas”.

Jorge Monteiro afirmou que vai continuar a assegurar a presença nas grandes feiras internacionais, sendo ainda objectivo organizar “sobretudo grandes provas onde vão estar os importadores e as empresas portuguesas”.

Em Portugal, a entidade vai concentrar-se numa campanha de promoção da venda de vinho a copo, estando previstas, para o próximo ano, 72 acções de formação para restauração nas zonas de maior dinâmica económica do país, envolvendo 1.500 pessoas.

“O consumo a copo permite consumir de forma responsável e moderada e experimentar diferentes tipos de vinhos consoante o gosto de cada um e o que temos na mesa como combinação gastronómica”, concluiu.

 

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