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A edição do Jornal Hipersuper: As visões das (Centro)marcas

Por a 8 de Dezembro de 2011 as 0:01

Nesta edição do Jornal Hipersuper, destaque para as entrevistas efectuadas a Alain Galaski, Ignacio Larracoechea e John Noble.

Alain Galaski, Director-geral da AIM, European Brands Association: “As marcas têm um grande futuro na Europa”
Com palavras bem medidas, o director-geral da AIM, European Brands Association, admite que “a parte mais forte, seja retalhista ou fabricante, tem uma responsabilidade especial para lidar de forma justa e de boa fé. As palavras-chave do lado das marcas e fabricantes são: inovação e qualidade.

Ignacio Larracoechea, Presidente da Promarca, Associação Espanhola de Fabricantes de Produtos de Marca: “Para que haja uma concorrência efectiva e justa, as condições têm que ser iguais para todos”
O responsável pela Promarca espanhola (o equivalente à Centromarca nacional) destaca, em entrevista, que no país vizinho “as MdF são responsáveis por 80% dos novos produtos que aparecem no mercado, enquanto 20% vem de MdD”.

John Noble, Director-geral do British Brands Group (BBG): Os produtos de marca têm potencial para ter boas performances em conjunturas económicas desfavoráveis”
O responsável pelo British Brands Group acredita que a actual conjuntura económico/financeira pode funcionar como uma “oportunidade para os produtos de marca”.

Retalho menos concentrado que produção
No “Retalho”, destaque para a concentração na produção. Um recente estudo da Nielsen vem demonstrar que, afinal, a concentração está do lado da produção e não do retalho. Analisadas que foram as 31 categorias com maior volume de negócios, representando 62,2% do total de Fast Moving Consumer Goods (FMCG), a Nielsen conclui que os três principais palyers do lado da produção estão mais concentrados e detém uma maior quota de mercado que as três principais organizações de retalho.

Portugal é o 4.º país da Europa com maior peso de MdD
Também no “Retalho”, iniciamos uma parceria com a Daymon Worldwide, uma empresa de estudos de mercado norte-americana que se dedica ao desenvolvimento de Marcas Próprias nos seus diversos estágios. Neste artigo, a Daymon revela que a Marca Própria atingiu níveis históricos de popularidade na Europa, com quatro países, entre os quais Portugal, a apresentarem uma penetração superior a 40% do volume de vendas dos produtos de grande consumo, em 2010.

Ideia de marketing já vale um milhão
“O Melhor Bolo de Chocolate” abriu a 10.ª loja no Porto. Sevilha, Washington e Sidney, recebem o bolo 100% português até ao final do ano. Seguem-se Londres e Moscovo.

Com um pé e Angola
Com o retrato em Portugal esboçado a negro, a Unibrands pisca o olho a Angola. A portuguesa Ach Brito pode já em 2012 decorar as prateleiras da cadeia Score.

Análise Kantar Worldpanel: “Leite”
De acordo com os mais recentes dados da Kantar Worldpanel, a categoria de “Leite” teve um desempenho mais ou menos estável no YTD P10 11, crescendo em valor apenas 0,8% e em volume 1,1%.

Cláudia Portugal, Directora-geral da PrimeDrinks: “O consumo e as vendas de bebidas alcoólicas vão certamente cair”
Depois de discutido o Orçamento de Estados para 2012, o sector das bebidas espirituosas foi confrontado com a dura realidade da subida de mais um imposto. Entrevistámos a responsável pela distribuidora líder em Portugal.

Espumantes&Champagnes
Num mercado que vale mais de 38 milhões de euros, fomos conhecer as visões, opiniões, receios e esperanças dos principais players dos Espumantes e Champagnes e saber se existem razões para festejar. Ouvimos Paulo Amorim (Dão Sul/Global Wines), Pedro Guerreiro (José Maria Vieira), Celso Pereira (Caves Transmontanas), Alicja Kwiatkowska (PrimeDrinks/Herdade do Esporão), Antonio Carvalhão (PrimeDrinks/Gancia), Helena Picamilho (PrimeDrinks/Casa Ermelinda Freitas, André Marques (PrimeDrinks/Piper Heidsieck), Luís Borges (Viborel), e Alberto Henriques (Caves da Montanha).

Conselho dos Notáveis
No “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a afirmação do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e o princípio do fim da crise; a PARCA; o corte dos subsídios de férias e Natal no sector privado; os feriados a eliminar; a mudança de Governo em Espanha; e os impostos sobre as cervejas e bebidas espirituosas.

Opiniões
Os artigos de opinião desta edição ficaram a cargo: Pedro Fernandes (Edigma), “First mover disadvantage” e Pedro Barbosa (EGP-UPBS), “Taxa de esforço”.

 

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