Distribuição Homepage Newsletter

Grande consumo cresce em Espanha

Por a 6 de Dezembro de 2011 as 12:36

Quando as previsões para Portugal apontam para uma quebra nas vendas para o segundo semestre de 2011 no retalho alimentar, em Espanha, os últimos dados divulgados pela Kantar Worldpanel indicam para um aumento na procura de produtos de grande consumo na ordem dos 1,3% no terceiro trimestre de 2011, traduzindo-se, em valor, numa subida de 2,9%.

Apesar deste crescimento no trimestre, no acumulado do ano, os dados da consultora mostram uma evolução mais moderada, avançando com subidas de 0,6% em volume e 1,6% em valor. Estas contas acumuladas são penalizadas pela performance que o sector teve no primeiro trimestre de 2011 quando o retalho registou quebras de 1,8% em valor e 0,7% em volume.

No segundo trimestre, porém, o sector do comércio espanhol registou já uma recuperação, registando-se variações positivas de 3,4% em valor e 1,3% em volume.

Sobre o efeito da inflação no consumo, a análise da Kantar Worldpanel destaca que os lares estão a assumir parcialmente o incremento nos preços, uma vez que procuram alternativas que permitem reduzir o ticket final de compra.

A Marca da Distribuição (MdD) é, assim, a alternativa mais viável à vista dos consumidores espanhóis para equilibrar a cesta de compras, embora a quota das MdD esteja a aumentar a um ritmo menor que em 2010.

O crescimento das MdD está concentrada na drogaria, onde a quota passou de 43,9% (em 2010) para os actuais 44,8%, enquanto nos produtos alimentares embalados a representação das marcas próprias registou uma ligeiro aumento, passando de 34 para 34,6%.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *