Destaque Distribuição Homepage Newsletter

A edição do Jornal Hipersuper: os efeitos de (não) pagar

Por a 25 de Novembro de 2011 as 0:18

Nesta edição do Jornal Hipersuper, destaque para os efeitos que os pagamentos e/ou não pagamentos podem ter na economia nacional.

Os efeitos de (não) pagar
Um estudo recente da Augusto Mateus&Associados (AM&A) deu a conhecer os efeitos que o não pagamento, ou melhor, os atrasos dos pagamentos têm na economia portuguesa.

A “simples aplicação da Directiva da Comissão Europeia (CE), que pretende ver implementada em Portugal até 2013, e através da qual os prazos de pagamento não deverão exceder os 60 dias, teria uma forte repercussão na economia portuguesa com reflexo nas seguintes grandezas: aumento do emprego em 120 mil postos de trabalho; aumento do VAB em 4,8 mil milhões de euros, representando 3,24% do PIB; e aumento do Valor Bruto de Produção em 22 mil milhões de euros.

Certo é que a economia nacional perde, por ano, cerca de 14.000 postos de trabalho e 600 milhões de euros, o equivalente a 0,4% do PIB.

A “a vida é bela” pensa ibérico
Em entrevista, Margarida Reis, directora de Marketing de “a vida é bela”, refere que, com o mercado português a viver tempos de crise, a empresa volta-se para o exterior, mais concretamente, para Espanha. Para já, todo o crescimento esperado para 2011 e 2012 virá de “nuestros hermanos”. E ainda há o Brasil.

Os distritos mais marquistas
A Kantar Worldpanel disponibilizou recentemente uma análise, através da qual é possível ver quais os distritos com maior apetência pelas Marcas da Distribuição.

ADN da Distribuição
José António Rousseau, consultor, docente no IPAM/IADE e especialista em Distribuição Moderna, fecha o capítulo dos Recursos Humanos, com a segunda parte dedicado a está temática.

Análise Kantar Worldpanel: “Produtos barba”
Na secção “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa a categoria de “Produtos barba”, revelando que esta decresceu, em valor, 3,3%, e, em volume, 1,1% no ano móvel, sobretudo devido à diminuição do preço médio em cerca de 2% e à perda de compradores face a igual período de 2010.

Espirituosas valem 122 milhões
No mercado das bebidas espirituosas, as marcas próprias crescem em todas as categorias, com excepção da vodka. Nos whiskies e licores, as vendas registam decréscimos, mas continuam a permanecer no Top do retalho.

La Martiniquaise
Em entrevista, Hubert Wolff, director comercial da divisão portuguesa da “La Martiniquaise, destaca o crescimento do whisky LABEL 5 em Portugal e no mundo.

Especial Exportação: Portugal – Brasil
Entrevista ao Presidente da CCILB

No Especial dedicado à exportação, Portugal – Brasil, entrevistámos o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, António Burstoff, que reconhecendo que a “salvação” está nas exportações, também admitiu que Portugal deveria ver no Brasil não só um país para onde pode exportar, mas também um mercado de onde pode importar para posteriormente reexportar. No fundo, servir de uma espécie de “hub” para os produtos brasileiros na Europa e no Norte de África. E deixa a pergunta: “Se os holandeses ganham muito dinheiro a fazê-lo, porque não fazê-lo em Portugal?”.

Portugal Exporta
Numa feira que se queria de destaque para os produtos portugueses, quase tudo correu mal à organização. A Portugal Foods desistiu, os expositores de lacticínios não tinham produto para prova e os corredores estavam ás moscas, com a feira, realizada em São Paulo, a receber 1% (cerca de 20 entidades) dos 2.000 visitantes estimados.

Retrato dos expositores
O jornal Hipersuper aproveitou o facto de estar em São Paulo a acompanhar a Portugal Exporta para colocar algumas questões aos expositores do evento. Veja aqui as opiniões da Bel Portugal, Carfel, Casa Santos Lima, Caves Vale do Rodo, DFJ Vinhos, Fazendas da Estremadura, Henricarnes, Lacticínios Paiva, Lactoserra, Neutel, Olidal, Pessoas&Impressões, Saloio, Santiago e ao secretário-geral da Fenadegas, José Costa e Oliveira.

Opiniões
Os artigos de opinião desta edição ficaram a cargo: Ivan Baquero (Checkpoint), “Reduza os riscos de furto e aumente os lucros durante a época natalícia”; Pedro Fernandes (Edigma), “Concorrer com base nas características” e Pedro Barbosa (EGP-UPBS), “Collective Buying”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *