Exportações dos Vinhos do Dão para o Brasil aumentam 22%
Os Vinhos do Dão iniciaram hoje (21 de Novembro) três dias de acções de promoção que vão até ao próximo dia 24 de Novembro em São Paulo, Brasília e Recife (Brasil).
De acordo com dados disponibilizados pela Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, o Brasil representa actualmente um dos principais destinos de exportação dos vinhos da região, tendo registado, nos primeiros 10 meses deste ano, um crescimento de 22% face a período homólogo do ano passado.
As exportações cresceram em todos os segmentos (vinhos brancos, rosés e tintos), destacando-se, contudo, a performance dos vinhos brancos, néctares que duplicaram as suas vendas neste período.
“O Brasil é o terceiro maior mercado de exportação, fora da União Europeia, para os Vinhos do Dão. As expectativas de crescimento são muito optimistas e estão sustentas, sobretudo, em três factores: a notoriedade dos Vinhos do Dão, em particular junto da comunidade luso-brasileira; o facto de a região do Dão estar apostada no aumento da produção de vinhos brancos e estes terem um fantástico potencial de crescimento no mercado brasileiro; e, por fim, a esperança de as negociações entre a União Europeia e o Mercosul conduzirem em breve a uma redução das medidas pautais proteccionistas que o Brasil aplica aos vinhos europeus importados”, admite o Presidente da CVR Dão, Arlindo Cunha.
O responsável pela região vitivinícola refere ainda que “além do reforço de notoriedade dos Vinhos do Dão, estas iniciativas revelam-se excelentes oportunidades para concretizar novos negócios e explicar ao público brasileiro as principais características dos nossos vinhos: nascem na região que é o berço de duas das mais emblemáticas e elogiadas castas portuguesas – a Touriga Nacional, nos tintos, e o Encruzado, nos brancos; expressam um ‘terroir’ excepcional para a produção de vinhos de qualidade; têm uma enorme capacidade de harmonização gastronómica e revelam poder de longevidade notável”.
De notar que, em 2010, o Dão exportou cerca de um milhão de garrafas para o Brasil, com os vinhos tintos a representarem mais de 90% desse volume.