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m-commerce movimentará 88 mil milhões até 2015

Por a 18 de Novembro de 2011 as 15:22

As compras mundiais efectuadas por equipamentos móveis (m-commerce) devem atingir os 119 mil milhões de dólares (cerca de 88,2 mil milhões de euros) até 2015, de acordo com estudo da ABI Research, compilado na edição 2012 do Retail Trend, dossier internacional de tendências do retalho elaborado pelo The Future Laboratory.

O documento que traz como destaque dados sobre a segunda geração de consumidores online, ou seja, jovens que migraram da modalidade de compra de produtos por meio do comércio electrónico tradicional (e-commerce) para o m-commerce, como é conhecido o processo de compras via dispositivos móveis, revela que só nos EUA as compras realizadas com smartphones deverá atingir os 8,6 mil milhões de dólares em 2014, destacando ainda que no Japão, o m-commerce já é responsável por 50% de todas as transacções.

Contudo, as vendas “virtuais” – ou “retalho sem fronteiras” como é denominado nalguns canais – continuarão a receber grande impulso do e-commerce, devido ao atributo da comodidade das compras online.

Segundo análises do Centre for Retail Research (CRR), na Europa, o retalho online deve crescer 18,7% neste ano de 2011 para 202,9 mil milhões de euros, representando Reino Unido, Alemanha e França 71% de todas as vendas online efectuadas no mercado europeu.

Só estes três países deverão registar crescimentos nas vendas feitas na Internet na ordem dos 14% para o Reino Unido, 15% para a Alemanha e 24% para a França, com a maior subida dos países analisadas a vir da Polónia com 33,5%.

De resto, o CRR avança que as vendas online no Reino Unido representaram, em 2010, 52 mil milhões de euros (+16% que em 2009), enquanto na Alemanha esse valor totalizou 39,2 mil milhões de euros (+14% que em 2009) para na França ascender a 30 mil milhões de euros (+26% que em 2009).

Já nos EUA, as compras online devem registar um aumento de 10% ao ano até 2014, quando se espera que o mercado facture 249 mil milhões de dólares (cerca de 184 mil milhões de euros) e corresponda a 8% das vendas do retalho norte-americano.

Nos denominados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) as vendas online são olhadas com grande optimismo. Na Índia, até 2013, o retalho online deverá facturar 618 mil milhões de euros, subindo para 964 mil milhões de euros até 2018, avança os dados do India Brand Equity Foundation.

Na China, por sua vez, o retalho online deverá crescer 47% em cinco anos e chegar aos 1,9 biliões de euros, em 2014, existindo ainda boas perspectivas para os países que compõem o N11 (Bangladesh, Egipto, Indonésia, Irão, Coreia do Sul, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Turquia e Vietname).

 

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