Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Lisboa lidera no poder de compra

Por a 11 de Novembro de 2011 as 11:13

De acordo com o Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio realizado pelo Instituto Nacional de Estatística, em 2009, dos 308 municípios portugueses, 39 apresentavam, relativamente ao indicador sintético do poder de compra per capita, resultados acima do valor médio nacional.

Destaque para o município de Lisboa que apresentava o Indicador per Capita (IpC) mais elevado (232,5), mais do que duplicando o índice nacional. Além disso, nas 16 primeiras posições correspondentes a um IpC superior a 120, apareciam ainda mais seis municípios da área metropolitana de Lisboa: Oeiras (185,3), Cascais (150,6), Montijo (136,9), Alcochete (132,6), Almada (122,2) e Loures (121,6).

No território metropolitano do Porto, destacavam-se os municípios do Porto (178,8), de Matosinhos (130,6) e de São João da Madeira (129,1).

Com a análise global a destacar valores mais elevados nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, bem como em alguns municípios coincidentes com capitais de distrito, os resultados do INE sugerem, também, uma associação positiva entre o grau de urbanização das unidades territoriais e o poder de compra aí manifestado quotidianamente.

Além dos territórios metropolitanos, também os municípios correspondentes a algumas capitais de distrito revelavam, em 2009, através deste indicador, um poder de compra per capita manifestado superior à média nacional, com relevância para Faro (146,1), Coimbra (144,9) e Aveiro (134,8). Evidenciavam-se, ainda, o Funchal (133,3) e o Porto Santo (120,2), na Região Autónoma da Madeira, e Sines (132,6), no Alentejo Litoral.

Por outro lado, 185 municípios (60% do número total de municípios) apresentavam valores de IpC inferiores a 75. Dos 12 municípios com menor poder de compra per capita manifestado, 10 pertenciam ao Interior da região Norte, distribuindo-se pelas sub-regiões Tâmega, Douro e Alto Trás-os-Montes, e dois ao Interior da região Centro (Dão-Lafões).

Já o indicador Percentagem de Poder de Compra (PPC) que dois terços do poder de compra manifestado regularmente no País se concentravam nas regiões de Lisboa e do Norte. Para este resultado, contribuíam de forma mais decisiva as sub-regiões da Grande Lisboa (28%), Grande Porto (14%) e Península de Setúbal (8%). No conjunto, estas três sub-regiões representavam cerca de metade do poder de compra manifestado no território nacional.

Com o poder de compra a concentrar-se de forma mais intensa nas regiões do Litoral continental, as seis sub-regiões com menos poder de compra localizavam-se, por sua vez, no Interior da região Centro: por ordem crescente, Pinhal Interior Sul, Serra da Estrela, Beira Interior Sul, Cova da Beira, Beira Interior Norte e Pinhal Interior Norte.

Além destas sub-regiões, também o Alentejo Litoral, o Alto Alentejo e o Baixo Alentejo contribuíam, individualmente, com menos de 1% para o poder de compra nacional.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *