Distribuição Homepage Newsletter

Starbucks com resultados recorde

Por a 4 de Novembro de 2011 as 13:47

A norte-americana Starbucks voltou a registar resultados recorde no último trimestre de 2011 e no acumulado do exercício fiscal terminado a 2 de Outubro.

Em termos de receitas no 4.º trimestre de 2011, a empresa especializada em lojas de café registou um crescimento de 7% face a igual período de 2010, totalizando 3 mil milhões de dólares (cerca de 2,2 mil milhões de euros) contra os 2,8 mil milhões de dólares dos últimos quatro meses de 2010.

Quanto ao lucro operacional, este passou de 399,3 para 448,3 milhões de dólares (cerca de 326 milhões de euros), enquanto o lucro líquido atingiu os 278,9 milhões de euros, representando um crescimento de 28,55 face a período homólogo.

No trimestre, as vendas globais de lojas comparáveis aumentaram 9%, muito impulsionadas por uma subida de 6% nas visitas às lojas e uma melhoria de 3% nos gastos efectuados nos pontos de venda.

No ano fiscal completo, a receita líquida total atingiu um recorde de 11,7 mil milhões de dólares (cerca de 8,5 mil milhões de euros), correspondendo a um aumento de 9% face ao exercício de 2010. Já o lucro operacional subiu 21,8%, passando de 1,24 para 1,73 mil milhões de dólares, para o lucro líquido atingir os 1,25 mil milhões de dólares, representando um aumento de 31,7% em relação ao ano anterior.

Também aqui, as vendas globais de lojas comparáveis aumentaram 8%, impulsionada por um aumento de 6% no tráfego às lojas e um aumento de 2% no gasto médio.

Estes resultados foram fortemente impulsionados pelo forte crescimento nas vendas nos EUA, com as vendas no número de lojas comparáveis a crescer acima dos 9% em relação ao ano anterior.

Já a divisão internacional registou um crescimento de 6%, com a China a continuar a ter um bom desempenho, embora as vendas na Europa terem ficado ligeiramente aquém das expectativas do retalhista norte-americano.

Para o presidente e CEo da Starbucks, Howard Schultz, o ano fiscal de 2011 foi “extraordinário, já que obteve lucros recorde a cada trimestre e no ano inteiro”. O responsável máximo pela operação da companhia norte-americana referiu ainda no comunicado que acompanha a divulgação dos resultados que “a Starbucks está a ter boas performances em todos os mercados e canais de venda e nunca esteve melhor posicionada para ir atrás das tremendas oportunidades que existem para o 2012 e anos vindouros”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *