Distribuição FMCG Homepage Marcas Newsletter

ICC prova que o financiamento do comércio é de baixo risco

Por a 4 de Novembro de 2011 as 14:58

A Câmara de Comércio Internacional (ICC) mostrou-se satisfeita pelo facto do Comité Basileia de Supervisão Bancária (organização que congrega autoridades de supervisão bancária, com vista a fortalecer a solidez dos sistemas financeiros) ter anunciado medidas que reconhecem o financiamento do comércio como uma actividade de baixo risco para os bancos.

“Há agora uma oportunidade para refinar ainda mais as regras que regulam este sector, no sentido de fomentar o desenvolvimento do comércio e do apoio às pequenas e médias empresas. Estas medidas irão, sem dúvida alguma, ajudar a promover o comércio e a criação de emprego”, refere a organização em nota de imprensa.

De facto, um novo relatório da ICC prova que o financiamento do comércio internacional é de baixo risco e não deve ser temido pelos bancos nem excessivamente regulado por parte dos governos. Este relatório convida todos os sectores de referência e decisores políticos a estudar cuidadosamente o impacto das mudanças propostas no acordo Basileia III sobre o financiamento do comércio, tornando-o mais acessível e disponível.

“Financiamento de confiança, com boa relação custo-benefício e garantias para as empresas que querem importar ou exportar mercadorias, bens de consumo e bens de capital são fundamentais para manter as relações comerciais dentro e entre países”, refere o relatório da ICC, adiantando que “o comércio mundial é, por sua vez, a chave para o crescimento económico global”.

“O comércio terá um papel crucial na luta contra a crise do desemprego”, concluiu Jean-Guy Carrier, Secretário-Geral da ICC.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *