Distribuição FMCG Homepage Marcas Newsletter

Os medos dos marketeers

Por a 31 de Outubro de 2011 as 9:33

Return on Investment (ROI), dados e redes sociais são os grandes receios dos directores de marketing concluiu um estudo realizado pela IBM a 1.700 profissionais do marketing de 64 países.

Mais de 66% dos executivos de marketing são da opinião que em 2015 a eficácia dos seus departamentos será medida pelo ROI, embora metade reconheça que não se sente preparada para fornecer os números que reflecte essa realidade/retorno.

Contudo, o maior medo está mesmo na exposição de dados (71%) e nas redes sociais (68%), diz o estudo “Do desafio ao êxito: a transformação do marketing na era digital” revelado pelo Marketing News.

O trabalho feito pela IBM adianta ainda que o aumento da importância do ROI das acções de marketing fará com que os responsáveis pelo marketing ganhem maior protagonismo nos “4P’s” tradicionais do marketing – promoção, produto, posicionamento e preços. Os profissionais ouvidos afirmaram que já têm muito influência no desenho das actividades promocionais, mas menos nos outros três “P’s”.

Menos de metade dos inquiridos afirmou ter influência no processo de definição de preço, no desenvolvimento do produto ou na selecção dos canais.

Em relação às novas plataformas de comunicação, o estudo destaca que 82% dos profissionais de marketing prevê aumentar a utilização das redes sociais nos próximos três a cinco anos, embora para desenhar uma estratégia de marketing somente 26% segue os conteúdos publicados na Web, 42% as opiniões de terceiros e 48% comentários dos consumidores.

Finalmente, 80% dos inquiridos afirma que continua a preferir as tradicionais fontes de informação, como os estudos de mercado ou análises comparativas (benchmarking). Além disso, 68% diz que as estratégias são definidas tendo em atenção, principalmente, as análises das campanhas de vendas.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *