Distribuição Homepage Newsletter

Montar uma loja electrónica em 11 passos

Por a 31 de Outubro de 2011 as 12:34

Como montar uma loja electrónica em 11 passos:

 

1. Produto

Escolher o segmento de mercado a trabalhar e os produtos a comercializar, é o primeiro passo. Qualidade, design e rentabilidade, são factores determinantes para satisfazer o consumidor e garantir retorno financeiro.

Um breve estudo de mercado ajuda a conhecer os artigos mais vendidos e em que categorias a oferta é reduzida, assim como o perfil do público que quer atingir.

2. Domínio

A escolha do domínio é essencial na identificação e divulgação da loja virtual. O domínio próprio é a primeira visão da marca na web e agrega credibilidade e confiança ao projecto. O domínio correcto permite a memorização imediata e está associado ao segmento de mercado. Escolha palavras curtas e simples.

3. Plataforma

Opte por um layout personalizável que reúna todas as ferramentas essenciais ao crescimento do projecto, como emissão de relatórios para a administração, controlo de stock, de suporte, entre outros.

4. Logótipo e layout

O layout personalizado desperta o interesse dos e-consumidores e comunica o diferencial da empresa.

A criação de um logótipo é uma das áreas do design mais importante e valorizada. O processo de desenvolvimento de uma boa imagem que represente a marca de uma empresa é uma ferramenta poderosa para atrair clientes.

5. Transporte

A escolha do sistema de transporte é muito importante, pois o processo de entrega não pode falhar numa negociação online.

Optar apenas por uma forma de envio, que agilize o processo de compra e não confunda o cliente em nenhum dos passos, é uma boa solução.

6. Pagamento

O lojista deve oferecer diferentes opções de pagamento para facilitar a venda e agregar credibilidade à loja virtual: cartões de crédito (Visa, Mastercard) credenciados, financiamentos, Intermediadores (PayPal)

7. Conteúdo

Para consolidar a confiança dos consumidores, é necessário que as lojas virtuais produzam textos institucionais como, por exemplo, um texto explicativo apresentando a loja virtual com tópicos como: missão, visão, valores, entre outras informações complementares, como morada, garantia dos produtos, política de troca, política de privacidade, dúvidas ou uma área de ajuda.

8. Detalhe

Ao registar os produtos no e-commerce é importante detalhar as principais características e vantagens que este produto proporciona, assim como a forma de utilização e funcionalidades. Mencionar detalhes como cor, tamanho, textura, modelos, e ainda, sempre que possível, um link destinado ao manual de instruções e sites dos fabricantes, agregam valor ao produto.

9. Segurança

Para criptografar dados das transacções, garantindo a segurança das lojas virtuais, é possível aplicar um certificado de segurança nas lojas virtuais.

Além dos certificados, a loja virtual precisa ter integração com uma empresa de análise de riscos que possibilitam segurança à loja e ao lojista, ao fazer a identificação do grau de risco dos pedidos realizados na loja e se é viável a conclusão das negociações.

10. Marketing Digital

Todas as empresas necessitam desenvolver um trabalho de marketing digital para serem conhecidas pelo público e atingir novos consumidores. Existem três principais métodos de divulgação: SEO (Optimização para sites de busca), Links Patrocinados (Google, Yahoo, entre outros) e sites Comparadores de preço (KuantoKusta, Preços).

11. Redes sociais

Divulgar a marca, os produtos e as promoções, atingindo um público diferenciado com mensagens rápidas e objectivas, por intermédio de redes sociais como o Twitter, Facebook, Linkedin, Orkut, entre outros.

(Fonte: ecommarketing.pt)

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *