Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Amanhã no Hipersuper: As reacções ao OE 2012

Por a 27 de Outubro de 2011 as 0:01

Nesta edição do Jornal Hipersuper, destaque para as reacções para a proposta de Orçamento de Estado para 2012 apresentada pelo Governo. As questões foram colocadas pelo Jornal Hipersuper. As respostas pertencem e Paulo Amorim (Dão Sul/Global Wines), Rui Miguel Nabeiro (Delta Cafés), Nuno Pinto Magalhães (SCC), Manuel Pinheiro (CVRVV), Jorge Henriques (Mineraqua), João Vieira Lopes (CCP), José António Rousseau (consultor e docente universitário) e Jaime Carvalho Esteve (PwC).

Na secção de “Retalho”, destaque para as conclusões da Kantar Worldpanel sobre a realidade dos primeiros seis meses de 2011 na distribuição e universo dos Fast Moving Consumer Goods (FMCG) em Portugal. Se no primeiro seis meses a realidade não era alarmante, o final de ano e 2012 dão tudo menos razões para sorrir, com uma previsível quebra no consumo.

Ainda no “Retalho”, marcámos presença na 2.ª edição do e-commarketing Show Lisboa que tentou responder a uma pergunta cada vez mais relevante: “Como ganhar dinheiro na Web?”.

Para finalizar o “Retalho”, fomos conhecer uma das primeiras lojas online de material de escritório com capital 100% português que vende já para Espanha, França e Reino Unido.

Na “Produção”, analisamos o mercado de bacalhau que, apesar dos cortes no orçamento familiar, parece imune. Os operadores já esfregam as mãos à espera da melhor época do ano.

Nas “Bebidas”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado de “iced teas”, concluindo que, em tempos de crise, esta é uma categoria a que os lares portugueses recorrem cada vez mais.

Nos “Vinhos”, trazemos um trabalho sobre os “Vinhos do Sul”. Primeiro damos voz à produção para depois ouvir o que os responsáveis pelso CVR’s do Alentejo e Tejo têm a dizer relativamente aos néctares produzidos na sua região e a actual realidade da fileira. No final, alargámos a converso a todo o universo dos vinhos portugueses ao entrevistar o Presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro.

No “Emprego&Formação”, damos a mostramos quanto se ganha ou pode ganhar no retalho em Portugal em três funções: direcção, operações e compras/sede.

As opiniões desta edição pertencem a Pedro Barbosa (EGP-UPBS), “Fashion Fad” e Nancy Almeida (Hays), “A gestão de carreira como vantagem competitiva económica”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *