Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Grande consumo europeu cresce em vendas e baixa pressão promocional

Por a 26 de Outubro de 2011 as 14:41

As vendas de produtos de grande consumo registou aumentos, tanto em volume como em valor, na maioria dos países europeus durante o primeiro semestre de 2011, indica o relatório “Economic uncertainty affecting FMCG sales?“ da SymphonyIRI.

Em valor, o consumo de produtos de grande consumo aumentou nos primeiros seis meses de 2011 face a igual período de 2010 em todos os países, excepto a Grécia, avança o estudo. Já em volume, as vendas diminuíram na Alemanha e no Reino Unido, sendo que a variação nestes dois países foi de 0,8% e -0,9, respectivamente.

Por sua vez, as vendas, em volume, mantiveram uma variação positiva em países como Espanha (+2,2%), Italia (+1,8%), França (+1%) ou Países Baixos (+0,4%). Em valor, por sua vez, a consultora revela que a Itália foi o país que maior crescimento registou no primeiro semestre (+3,1%), seguida da França (+2,7%), Países Baixos e Espanha (ambos com +2,2%ino Unido (+2%) e Alemanha (+1,7%).

Tal como indicado, a Grécia, devido às consequências da crise financeira, foi o único país que decresceu vendas em valor.

Além disso, o estudo da SymphonyIRI destaca, igualmente, a pressão promocional, avançando que, depois da redução registada na actividade promocional das marcas e grande consumo na Grécia durante o primeiro semestre do ano, outros países seguiram esta tendência e também reduziram a pressão promocional.

Esta redução foi particularmente sentida no Reino Unido – país que possuía a percentagem de vendas em promoção mais alta – com uma quebra de 55 a 50% do primeiro para o segundo trimestre. França, Países Baixos, Alemanha e Espanha também registam uma redução, embora ligeira, na utilização das promoções no segundo trimestre de 2011.

Itália e Grécia, os distribuidores, contrariamente, estão a aumentar as acções promocionais sobre as suas próprias marcas, podendo, assim, afectar os resultados e estratégias promocionais das Marcas de Fabricante (MdF).

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *