FMCG Homepage Marcas Newsletter

Quem compra a divisão de nutrição infantil da Pfizer?

Por a 25 de Outubro de 2011 as 14:25

Ao que noticia o Financial Times (FT), o grupo chinês Mengniu Dairy, um dos principais players no mercado lácteo na Ásia, está a preparar uma oferta para a compra do negócio de nutrição infantil dos laboratórios norte-americanos Pfizer.

O diário avança ainda que na corrida poderão estar, para além do grupo chinês, a Danone, Nestlé e Heinz, citando fontes próximas do processo.

Em concreto, as fontes indicaram ao FT que a Mengniu contactou o UBS em relação à possibilidade desta instituição bancário poder vir a apresentar uma oferta pela divisão da Pfizer, empresa que já tinha anunciado em Julho planos para desinvestir neste negócio.

De referir que a divisão de nutrição infantil da Pfizer obteve, em 2010, receitas na ordem dos 1,9 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros), sendo a sua valorização nos mercados poderá ascender a 10 mil milhões de dólares (cerca de 7,3 mil milhões de euros), avançam os analistas de mercado que estão a seguir este possível negócio.

Além da companhia chinesa, os analistas esperam que a francesa Danone apresente uma oferta através da Lazard e JPMorgan, e que a Nestlé avance assessorada pela Rothschild.

O FT assinala que “a aquisição de uma marca tão reconhecida a nível internacional, contribuiria para posicionar o negócio de nutrição infantil da Mengniu num sector onde os produtos de origem chinesa não geram confiança entre os consumidores”.

Apesar deste possível interesse por parte dos chineses, os analistas admitem que tanto Danone como Nestlé aparecem como os principais candidatos à compra da divisão da Pfizer, embora uma aquisição por parte de qualquer uma das duas companhias implicaria forçosamente à venda de activos na mesma área.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *