Portugueses são dos mais pessimistas e gastam apenas o necessário
Os portugueses estão entre os mais pessimistas na Europa e limitam as suas compras ao estritamente necessário, adiando as compras de maior valor.
![Victor Jorge](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Victor Jorge
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
De acordo com uma recente sondagem da Consumer Climate Europe da GfK, os consumidores portugueses são dos mais pessimistas na Europa e compram apenas os artigos necessários para o dia-a-dia, adiando, sempre que possível, aquisições de maior monta.
A sondagem que inquiriu cidadãos de doze países, revela que, na globalidade, os europeus estão actualmente menos confiantes e mais preocupados, os rendimentos caíram e a disposição para comprar baixou, salientando ainda que, desde Junho, as expectativas económicas caíram praticamente em quase todos os países europeus incluídos nesta sondagem. As quedas mais acentuadas verificam-se na Alemanha (de 50,3 para 4,8 pontos), na Áustria (de 19,6 para -26,2 pontos) e em França (de -15,3 para -42,2 pontos).
Os países com quedas menos acentuadas deste indicador foram a Polónia (de -13.9 para -10,2 pontos), a Bulgária (de -10,8 para -15,3 pontos) e a Roménia (de -26,2 para -32,8 pontos).
Quanto às expectativas de rendimentos, estas também desceram por toda a Europa, com os mais pessimistas a viveram na Grécia (-59,3 pontos) e Portugal (-58,5 pontos).
Em Portugal, aliás, a disposição para comprar flutuou apenas ligeiramente nos últimos meses e encontra-se actualmente nos 49,6 pontos negativos.
Já os nossos vizinhos espanhóis não estão optimistas e não pensam fazer aquisições de grande monta num futuro próximo. Na globalidade, o indicador de disposição para comprar tem-se mantido relativamente estável nos últimos três meses e situa-se actualmente nos 15,9 pontos negativos.
No que toca à recuperação económica, o Reino Unido tem reagido mais lentamente do que em crises anteriores. A evolução das expectativas económicas dos consumidores britânicos seguiu esta tendência. Após uma recuperação do ponto mais baixo atingido em Abril para 17,4 pontos negativos em Junho, o indicador desceu uma vez mais nos últimos meses e encontra-se agora em 29,7 pontos negativos.
Os gregos perderam toda a confiança na recuperação económica num futuro próximo: as expectativas económicas atingiram um novo recorde de baixa, situando-se em 58,7 pontos negativos.
As expectativas de rendimentos por parte dos italianos são das mais baixas de todos os países da sondagem, situando-se nos 43 pontos negativos, tendo baixado 15 pontos.
Surge também um quadro diversificado na evolução das expectativas de rendimentos na Polónia. À data da sondagem, as eleições gerais iminentes para o governo nacional constituíam ainda um outro factor de incerteza adicional. Os cidadãos na Polónia estavam muito sensíveis a comunicações antes da eleição e a apreensão relativamente a acontecimentos políticos gera sempre um certo grau de inquietação entre os consumidores. O nível do indicador voltou a subir um pouco e situa-se actualmente em -19,9 pontos.
Os valores mais altos do indicador continuam a registar-se na Alemanha (29,7 pontos) e na Áustria (26,0 pontos), seguidas a uma distância significativa pela Bulgária, nos -2,2 pontos. A hesitação relativamente a fazer aquisições de grande monta agora ou decidir se será melhor adiar tais despesas é mais acentuada em Portugal (-49,6 pontos), no RU (-49,1 pontos) e na Roménia (-37,6 pontos).
Os franceses estão a gastar apenas nos artigos indispensáveis para o dia-a-dia. Situado nos -32 pontos, o indicador de disposição de comprar reflecte claramente esta atitude.