Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Portugueses são dos mais pessimistas e gastam apenas o necessário

Por a 24 de Outubro de 2011 as 13:34

De acordo com uma recente sondagem da Consumer Climate Europe da GfK, os consumidores portugueses são dos mais pessimistas na Europa e compram apenas os artigos necessários para o dia-a-dia, adiando, sempre que possível, aquisições de maior monta.

A sondagem que inquiriu cidadãos de doze países, revela que, na globalidade, os europeus estão actualmente menos confiantes e mais preocupados, os rendimentos caíram e a disposição para comprar baixou, salientando ainda que, desde Junho, as expectativas económicas caíram praticamente em quase todos os países europeus incluídos nesta sondagem. As quedas mais acentuadas verificam-se na Alemanha (de 50,3 para 4,8 pontos), na Áustria (de 19,6 para -26,2 pontos) e em França (de -15,3 para -42,2 pontos).

Os países com quedas menos acentuadas deste indicador foram a Polónia (de -13.9 para -10,2 pontos), a Bulgária (de -10,8 para -15,3 pontos) e a Roménia (de -26,2 para -32,8 pontos).

Quanto às expectativas de rendimentos, estas também desceram por toda a Europa, com os mais pessimistas a viveram na Grécia (-59,3 pontos) e Portugal (-58,5 pontos).

Em Portugal, aliás, a disposição para comprar flutuou apenas ligeiramente nos últimos meses e encontra-se actualmente nos 49,6 pontos negativos.

Já os nossos vizinhos espanhóis não estão optimistas e não pensam fazer aquisições de grande monta num futuro próximo. Na globalidade, o indicador de disposição para comprar tem-se mantido relativamente estável nos últimos três meses e situa-se actualmente nos 15,9 pontos negativos.

No que toca à recuperação económica, o Reino Unido tem reagido mais lentamente do que em crises anteriores. A evolução das expectativas económicas dos consumidores britânicos seguiu esta tendência. Após uma recuperação do ponto mais baixo atingido em Abril para 17,4 pontos negativos em Junho, o indicador desceu uma vez mais nos últimos meses e encontra-se agora em 29,7 pontos negativos.

Os gregos perderam toda a confiança na recuperação económica num futuro próximo: as expectativas económicas atingiram um novo recorde de baixa, situando-se em 58,7 pontos negativos.

As expectativas de rendimentos por parte dos italianos são das mais baixas de todos os países da sondagem, situando-se nos 43 pontos negativos, tendo baixado 15 pontos.

Surge também um quadro diversificado na evolução das expectativas de rendimentos na Polónia. À data da sondagem, as eleições gerais iminentes para o governo nacional constituíam ainda um outro factor de incerteza adicional. Os cidadãos na Polónia estavam muito sensíveis a comunicações antes da eleição e a apreensão relativamente a acontecimentos políticos gera sempre um certo grau de inquietação entre os consumidores. O nível do indicador voltou a subir um pouco e situa-se actualmente em -19,9 pontos.

Os valores mais altos do indicador continuam a registar-se na Alemanha (29,7 pontos) e na Áustria (26,0 pontos), seguidas a uma distância significativa pela Bulgária, nos -2,2 pontos. A hesitação relativamente a fazer aquisições de grande monta agora ou decidir se será melhor adiar tais despesas é mais acentuada em Portugal (-49,6 pontos), no RU (-49,1 pontos) e na Roménia (-37,6 pontos).

Os franceses estão a gastar apenas nos artigos indispensáveis para o dia-a-dia. Situado nos -32 pontos, o indicador de disposição de comprar reflecte claramente esta atitude.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *