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60% da distribuição espanhola nas mãos de 4 players

Por a 21 de Outubro de 2011 as 15:49

Segundo um relatório da Comissão Nacional da Concorrência (CNC) espanhola sobre as relações entre fabricantes e distribuição moderna, a quota de mercado dos quatro principais grupos de distribuição está em franco crescimento. A CNC indica que Mercadona, Carrefour, Eroski e Auchan passaram de uma quota conjunta de 48,7%, em 2002, para 58% em 2009, correspondendo a um incremento superior a 10 pontos percentuais (p.p.) em apenas sete anos.

As conclusões do relatório destacam ainda o protagonismo crescente dos supermercados de dimensão grande e média como, por exemplo, a Mercadona, salientando que este tipo de superfícies concentra 47% das compras alimentares no país.

O relatório, cuja publicação coincidiu com o anúncio da Comunidade de Madrid para a autorização da liberalização total dos horários no comércio, diz, também, que as lojas de grande e média dimensão podem abrir todos os dias festivos e decidir sem restrições sobre os períodos de saldos.

Desta forma, a CNC concluiu que os obstáculos à liberalização do comércio favoreciam os formatos pequenos e que o poder da distribuição complica as negociações aos fabricantes.

Finalmente, a CNC assinala ainda que a quota de mercado da Marca da Distribuição, passou de 22%, em 2003, para 34%, em 2009.

Assim, o relatório termina a denunciar que “o carácter restritivo da Lei do Comércio a Retalho veio acompanhado por uma perda da importância do comércio tradicional, cuja quota de mercado passou de 35,6%, em 1995, para 27,7%, em 2009.

Já um estudo recente da TNS World Panel indica que os super e hipermercados e discounts representam 85,6% dos gastos em produtos de consumo para o lar e que cerca de 10% da população opta por novos canais, como lojas de conveniência ou “cash and carry”.

Os dados da consultora referente ao mercado espanhol revelam ainda que o Carrefour é  líder de mercado, concentrando 23,1% do consumo das famílias, enquanto Eroski (excluindo Caprabo) representa 7,5% e o grupo Auchan, 5,8%.

Por insígnias, a liderança pertence à Mercadona com uma quota de 19,6%, seguido pelo hiper Carrefour (11,7%), Dia (10,8%) e Alcampo (4,3%)

O estudo da consultora chama ainda à atenção para o  esforço de outras insígnias e novas aberturas dos grupos que supõem um aumento na penetração das principais cadeias, de modo que 70,1% dos lares espanhóis (cerca de 11 milhões), compram na Mercadona, cerca de 53,7% (8,4 milhões) no Carrefour, 58,4% (9,1 milhões) no Dia, enquanto a Alcampo chega aos 25,2%, quase quatro milhões de lares.

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