60% da distribuição espanhola nas mãos de 4 players
Mercadona, Carrefour, Eroski e Auchan dominam quase 60% do retalho alimentar em Espanha. Quem o diz é um relatório recente da Comissão Nacional da Concorrência espanhola.
![Victor Jorge](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Victor Jorge
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Segundo um relatório da Comissão Nacional da Concorrência (CNC) espanhola sobre as relações entre fabricantes e distribuição moderna, a quota de mercado dos quatro principais grupos de distribuição está em franco crescimento. A CNC indica que Mercadona, Carrefour, Eroski e Auchan passaram de uma quota conjunta de 48,7%, em 2002, para 58% em 2009, correspondendo a um incremento superior a 10 pontos percentuais (p.p.) em apenas sete anos.
As conclusões do relatório destacam ainda o protagonismo crescente dos supermercados de dimensão grande e média como, por exemplo, a Mercadona, salientando que este tipo de superfícies concentra 47% das compras alimentares no país.
O relatório, cuja publicação coincidiu com o anúncio da Comunidade de Madrid para a autorização da liberalização total dos horários no comércio, diz, também, que as lojas de grande e média dimensão podem abrir todos os dias festivos e decidir sem restrições sobre os períodos de saldos.
Desta forma, a CNC concluiu que os obstáculos à liberalização do comércio favoreciam os formatos pequenos e que o poder da distribuição complica as negociações aos fabricantes.
Finalmente, a CNC assinala ainda que a quota de mercado da Marca da Distribuição, passou de 22%, em 2003, para 34%, em 2009.
Assim, o relatório termina a denunciar que “o carácter restritivo da Lei do Comércio a Retalho veio acompanhado por uma perda da importância do comércio tradicional, cuja quota de mercado passou de 35,6%, em 1995, para 27,7%, em 2009.
Já um estudo recente da TNS World Panel indica que os super e hipermercados e discounts representam 85,6% dos gastos em produtos de consumo para o lar e que cerca de 10% da população opta por novos canais, como lojas de conveniência ou “cash and carry”.
Os dados da consultora referente ao mercado espanhol revelam ainda que o Carrefour é líder de mercado, concentrando 23,1% do consumo das famílias, enquanto Eroski (excluindo Caprabo) representa 7,5% e o grupo Auchan, 5,8%.
Por insígnias, a liderança pertence à Mercadona com uma quota de 19,6%, seguido pelo hiper Carrefour (11,7%), Dia (10,8%) e Alcampo (4,3%)
O estudo da consultora chama ainda à atenção para o esforço de outras insígnias e novas aberturas dos grupos que supõem um aumento na penetração das principais cadeias, de modo que 70,1% dos lares espanhóis (cerca de 11 milhões), compram na Mercadona, cerca de 53,7% (8,4 milhões) no Carrefour, 58,4% (9,1 milhões) no Dia, enquanto a Alcampo chega aos 25,2%, quase quatro milhões de lares.