Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Vendas Nestlé caem para 49 mil milhões de euros

Por a 20 de Outubro de 2011 as 14:27

O maior fabricante de produtos alimentares do mundo viu as suas vendas regredir para 60,889 mil milhões de francos suíços (cerca de 49,1 mil milhões de euros) no acumulado dos três trimestre do exercício de 2011 contra os 70,409 mil milhões de francos suíços (cerca de 56,8 mil milhões de euros) obtidos em igual período de 2010, embora os analistas tivessem estimado que as receitas da empresa pudessem chegar aos 61,34 mil milhões de francos suíços.

A companhia suíça justifica esta performance com “as variações cambiais que se reflectiram numa quebra de 15,1% nas vendas, bem como nas alienações de aquisições líquidas de 5,7% (Alcon)”.

Já em termos orgânicos, a Nestlé indica que o crescimento foi de 7,3% face a igual período do ano passado, não divulgando, contudo, os resultados referentes ao terceiro trimestre do exercício.

Paul Bulcke, CEO da Nestlé, refere na nota de imprensa que acompanha a apresentação dos resultados dos primeiros nove meses de 2011 que “”num ambiente difícil, continuamos a construir as nossas capacidades e posições para o futuro, mantendo um forte crescimento em todas as regiões e categorias. A renovação constante do nosso portfólio de produtos juntamente com o nosso forte pipeline de inovações resultaram em muitos ganhos de quota de mercado. A alta taxa de inovação também exige significativo investimento em marketing virado para o consumidor”.

Para a globalidade do exercício de 2011, o responsável máximo para Nestlé admite que, “apesar da pressão de custos, esperamos ultrapassar ligeiramente os objectivos traçados a longo prazo para o crescimento orgânico estipulado entre 5 e 6%, bem como empenhar-nos na melhoria da margem a câmbios constantes”.

Relativamente aos resultados por geografia, a Nestlé informa que, em termos de crescimento orgânico, a zona das Américas evoluiu 5,6%, enquanto a Europa subiu 3,8%. Já a Ásia/Oceânia/África registou uma alta de 11,7%.

A Nestlé Waters registou um crescimento orgânico de 4,7% e o negócio de nutrição (Nestlé Nutrition) evoluiu organicamente 7,6%.

Por produto, destaque para o crescimento das bebidas (+12,6%) e dos produtos lácteos e gelados (+8,1%), seguindo-se a nutrição e cuidados de saúde (+7,9%), refeições preparadas (+4,8%), águas (+4,7%) e PetCare (+3,9%).

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *