Distribuição Homepage Newsletter

Portugueses utilizam menos o cartão de crédito

Por a 19 de Outubro de 2011 as 11:09

Os portugueses estão a utilizar menos o cartão de crédito, segundo o estudo Basef Banca da Marktest.

 

Os resultados de Janeiro a Setembro de 2011 contabilizam 2 203 mil possuidores de cartão de crédito, cerca 30% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos que têm conta bancária.

O número dos bancarizados com cartão de crédito está a crescer desde 2002. Nesse ano, 25.3% dos indivíduos com conta bancária detinham pelo menos um cartão de crédito.

“Embora a maioria dos possuidores de cartão de crédito afirme utilizá-lo (60.4% de Janeiro a Setembro de 2011), os dados evolutivos mostram uma tendência inversa à da penetração. Aliás, estes dois indicadores (posse e utilização) revelam uma correlação de sentido negativo”, explica a consultora.

“Nos primeiros anos, em análise, o número de possuidores de cartão de crédito era menor mas os que o possuíam utilizavam em maior número. Essa relação inverte-se nos últimos anos, quando se dá um aumento no número de possuidores e uma relativa estabilização dos que o utilizam de facto. A partir de 2008 é evidente uma quebra no número de indivíduos que diz utilizar o cartão, mais significativa ainda do que a daqueles que refere possuir este meio de pagamento”, conclui o estudo da Marktest.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *