47% dos portugueses não compraram vestuário no primeiro semestre
Nos primeiros seis meses de 2011 houve menos shoppers a comprar vestuário em Portugal. Quase metade dos portugueses não compraram uma única peça de roupa nos primeiro semestre.
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Victor Jorge
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Só 53% dos portugueses compraram pelo menos uma peça de vestuário no primeiro semestre de 2011, representando menos 3,8 pontos percentuais (p.p.) que no mesmo período de 2010, revela um estudo apresentado hoje [Quarta-feira] pela Kantar Worldpanel.
A crise económica vivida em Portugal aliada à pressão do aumento enorme das matérias-primas pressiona preços, da quebra nos saldos devido a promoções constantes, levaram a que as vendas, em valor, tenham caído 2,7% face ao mesmo semestre de 2010, com o volume a decrescer 1,3%.
A perda de consumidores veio, segundo as contas da Kantar Worldpanel, de todos os segmentos, com a penetração a cair tanto nas mulheres (-4,3%) como nos homens (-3,2%) e crianças (-0,3%). Também em termos de valor todos os segmentos registaram uma quebra, com destaque para o masculino que caiu 5,7%.
No entanto, quando analisado o preço médio dispendido pelo consumidor, os números da consultora indicam que as mulheres aumentaram o valor em 0,6% e que em volume foi o segmento infantil a evoluir 2,8%.
Certo é que as empresas lutam pela fidelidade do cliente, apostando no preço, verificando-se que o online é tida como alternativa, representando 1% do valor total do mercado.