Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Unilever compra 82% da russa Kalina

Por a 14 de Outubro de 2011 as 12:18

A Unilever e Kalina, a empresa de produtos de beleza russa, anunciaram hoje [Sexta-feira] que a companhia anglo-holandesa concordou em adquirir 82% da empresa russa por 21,5 mil milhões de rublos [cerca de 500 milhões de euros].

A Kalina é o maior player na Rússia no mercado dos produtos de cuidado pessoal, detendo a liderança nas categorias de cuidado do cabelo e pele, estimando-se que as receitas da companhia russa, em 2011, atinjam os 13 mil milhões de rublos [cerca de 300 milhões de euros].

Paul Polman, CEO da Unilever, refere, em comunicado, esta aquisição vai “transformar o negócio de cuidado pessoal da Unilever pessoais na Rússia, dando-nos posições de liderança nos cuidados da pele e cabelo, bem como estabelecer uma presença no mercado da higiene oral. Esta compra irá fortalecer e reequilibrar a carteira da Unilever e posição competitiva na Rússia, um mercado emergente com um potencial considerável e um dos países prioritários para nós”.

Esta transacção cumpre uma série de critérios considerados chave para a Unilever. Entre eles estão o aumento da presença da Unilever num mercado atractivo e de alto crescimento com um portfólio diferenciador que tem evoluído a taxas acima do mercado em categorias competitivas; acrescentar ao portfólio da Unilever marcas russas autênticas e de sucesso nos mercados dos cuidados da pele, cabelo e higiene oral como Pure Line, Black Pearl, Silky Hands, 100 Recipes of Beauty e Forest Balm, complementando, assim, as próprias marcas da Unilever, como Dove, Seda, Timotei e Clear; e oferece à Unilever a oportunidade de usar sua tecnologia para colocar estas marcas noutro nível.

Polman acrescenta ainda que “os cuidados pessoais é uma categoria estratégica para a Unilever e que está a crescer rapidamente. Há 10 anos, representava 20% do volume de negócios da companhia e o seu forte crescimento orgânico levou esta categoria a atingir mais de 30%, com forte posicionamento em muitos dos mercados emergentes”.

“O crescimento orgânico continua a ser a pedra basilar da nossa ambição para duplicar a dimensão da Unilever, ao mesmo tempo que reduzimos o nosso impacto ambiental global”, terminando o responsável máximo pela Unilever que “aquisições como a Kalina complementam o crescimento orgânico e adicionam novas marcas fortes ao nosso portfólio”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *