Sonae investe 76 milhões em inovação
A Sonae investiu, em 2010, 75,9 milhões de euros nas áreas de investigação, desenvolvimento e inovação.

Victor Jorge
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A Sonae – através do seu universo de empresas Sonae MC, Sonae SR, Sonae RP, Investment Management, Sonae Sierra, Sonaecom, Sonae Capital e Sonae Indústria – investiu, em 2010, 75,9 milhões de euros nas áreas de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I), representando este valor um crescimento de 5% face ao ano anterior.
O investimento efectuado, a par da política activa de fomento da inovação, permitiu o surgimento e implementação de diversos projectos de elevado valor acrescentado no universo das empresas Sonae, com alguns dos projectos a serem premiados no FINOV – Fórum de Inovação da Sonae.
Os prémios Sonae Innovation Awards de 2011 premiaram os projectos Mega Picnic Continente 2011 – O Campo na Cidade na área de retalho alimentar (Sonae MC), a Máquina de Testes de Equipamentos da Worten no retalho especializado (Sonae SR), o Optimus Connect que fomenta a comunicação entre equipamentos de telecomunicações (Sonaecom), o Sistema GUIO que facilita a visita de pessoas com deficiência visual aos centros comerciais (Sonae Sierra), o Best Practice Forum para partilha das melhores práticas operacionais na produção de painéis (Sonae Indústria) e o Sistema de Controlo de Refrigeração SRS desenvolvido pela Selfrio (Sonae Capital).
Luís Filipe Reis, presidente do FINOV, refere que “a Sonae encara a inovação como parte da sua cultura, sendo um vector estratégico para o desenvolvimento dos seus negócios e para a sua diferenciação nos vários países e mercados onde opera”.
O também administrador da Sonae acrescenta ainda que “a abertura da Sonae à inovação colaborativa já está a dar os seus frutos, como se pode comprovar pelos projectos premiados e deixa-nos confiantes em relação ao futuro na missão de fazer inovação com pessoas e para as pessoas”.
Durante a realização do FINOV houve ainda tempo para debater de que forma a inovação pode contribuir para o crescimento económico de Portugal e para o desenvolvimento das suas empresas e organizações. Sob tema escolhido, “Open Innovation: The power of All”, Juan Enriquez, fundador do Life Sciences Project da Harvard Business School, salientou a importância da tecnologia e das ciências da vida como forma de superar a crise económica actual, enquanto Stephen Shapiro, especialista em inovação e autor de quatro livros sobre esta temática, entre os quais o best seller “24/7 Innovation”, reforçou a ideia de que mais importante do que alcançar uma inovação é criar uma cultura que estimule o aparecimento da inovação, nomeadamente juntando diferentes sensibilidades no processo e criando uma cultura efectiva de inovação.