Sara Lee vende negócio ibérico ao grupo Bimbo
As primeiras notícias relativamente ao interesse da Sara Lee vender o negócio de pão em Espanha e Portugal datam do início do ano. A concretização do negócio chegou agora com a venda por 115 milhões de euros ao grupo mexicano Bimbo.
![Victor Jorge](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Victor Jorge
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
Oakberry abre duas lojas em Coimbra
A Sara Lee Corp anunciou hoje (Segunda-feira) um acordo para vender os seus negócios de panificação fresca em Espanha e Portugal ao grupo mexicano Bimbo do México por 115 milhões de euros, em dinheiro.
O acordo inclui todas as marcas da Sara Lee de panificação fresca em Espanha e Portugal, bem como sete unidades fabris. A transacção, sujeita às condições habituais de concorrência, deverá ser concluída no prazo de 60 dias.
De referir que a Sara Lee detém a liderança do negócio entre os fabricantes de panificação de marca em Espanha, com marcas líderes como a Bimbo, Martinez, Ortiz e Silueta, e o segundo lugar em Portugal.
No ano fiscal de 2011, a empresa gerou vendas líquidas de 408 milhões de dólares (cerca de 305 milhões de euros, empregando aproximadamente 2.000 pessoas.
“A mudança para o grupo Bimbo é um passo natural que pode beneficiar o negócio de panificação da Sara Lee e respectivas marcas em Espanha e Portugal, uma vez que se tornará parte de uma organização totalmente dedicada à categoria de panificação”, admite Jan Bennink, presidente executivo da Sara Lee Corp, em comunicado.
O responsável da companhia norte-americana adianta ainda que “alienar o negócio de panificação permite simplificar o portfólio internacional da Sara Lee para se tornar mais focado no café e chá, categorias em torno das quais estamos a construir uma empresa líder internacional”.
Os restantes negócios de panificação da Sara Lee a nível internacional – com sede em França e Austrália – continuam a ser objecto de um processo de alienação e revisão estratégica, respectivamente.
Os negócios nestes dois países geraram receitas totais de aproximadamente 318 milhões de dólares no ano fiscal de 2011, vendendo produtos principalmente para França, Suécia, Itália, Austrália e Nova Zelândia.