Sara Lee vende negócio ibérico ao grupo Bimbo
A Sara Lee Corp anunciou hoje (Segunda-feira) um acordo para vender os seus negócios de panificação fresca em Espanha e Portugal ao grupo mexicano Bimbo do México por 115 milhões de euros, em dinheiro.
O acordo inclui todas as marcas da Sara Lee de panificação fresca em Espanha e Portugal, bem como sete unidades fabris. A transacção, sujeita às condições habituais de concorrência, deverá ser concluída no prazo de 60 dias.
De referir que a Sara Lee detém a liderança do negócio entre os fabricantes de panificação de marca em Espanha, com marcas líderes como a Bimbo, Martinez, Ortiz e Silueta, e o segundo lugar em Portugal.
No ano fiscal de 2011, a empresa gerou vendas líquidas de 408 milhões de dólares (cerca de 305 milhões de euros, empregando aproximadamente 2.000 pessoas.
“A mudança para o grupo Bimbo é um passo natural que pode beneficiar o negócio de panificação da Sara Lee e respectivas marcas em Espanha e Portugal, uma vez que se tornará parte de uma organização totalmente dedicada à categoria de panificação”, admite Jan Bennink, presidente executivo da Sara Lee Corp, em comunicado.
O responsável da companhia norte-americana adianta ainda que “alienar o negócio de panificação permite simplificar o portfólio internacional da Sara Lee para se tornar mais focado no café e chá, categorias em torno das quais estamos a construir uma empresa líder internacional”.
Os restantes negócios de panificação da Sara Lee a nível internacional – com sede em França e Austrália – continuam a ser objecto de um processo de alienação e revisão estratégica, respectivamente.
Os negócios nestes dois países geraram receitas totais de aproximadamente 318 milhões de dólares no ano fiscal de 2011, vendendo produtos principalmente para França, Suécia, Itália, Austrália e Nova Zelândia.
Um comentário