FMCG Homepage Marcas Newsletter

Área de milho geneticamente modificado aumenta 60% em 2011

Por a 10 de Outubro de 2011 as 15:59

A área de milho Bt geneticamente modificado (GM), única cultura transgénica cultivada em Portugal, aumentou 60%, de 4.868 para 7.843 hectares.

 

“O aumento significativo reflecte a escolha de muitos agricultores portugueses e a importância da utilização de tecnologias agrícolas inovadoras para a sustentabilidade da produção agrícola nacional e a competitividade internacional”, segundo o CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.

“Nos próximos anos, a agricultura terá de enfrentar as graves consequências das alterações climáticas no ambiente agrícola, que provocarão elevado stress nas culturas. As diferentes variedades de plantas geneticamente modificadas já disponíveis para milhões de agricultores em todo o mundo, as quais os agricultores europeus não têm autorização para cultivar, fazem parte de um conjunto de diferentes tecnologias agrícolas disponíveis para fazer face às dificuldades que o futuro trará”, sublinha Pedro Fevereiro, Presidente do CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.

“A produtividade agrícola tem de aumentar e as culturas GM já comprovaram, ao nível global, as suas capacidades para atingirem o máximo do seu potencial, protegendo as plantas e o ambiente contra pragas, doenças e ervas daninhas, fornecendo em simultâneo produtos seguros e saudáveis para o consumo de pessoas e animais. As vantagens da sua utilização já estão a ser sentidas em todo o mundo há mais de 15 anos. É tempo dos agricultores europeus poderem usufruir delas”.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *