FMCG Homepage Newsletter Novos Produtos Vinhos

Fundação Eugénio de Almeida lança novidades

Por a 7 de Outubro de 2011 as 9:41

A Adega Cartuxa acaba de lançar o Cartuxa Tinto Reserva 2008, um vinho obtido a partir das castas Alicante Bouschet e Aragonez, presentes nas vinhas mais antigas da Fundação Eugénio de Almeida.

Vinificado com fermentação a temperatura controlada de 27ºC em cubas de inox, seguido de maceração de cerca de 26 dias e finalizando com um estágio de 15 meses em barricas novas de carvalho francês e 18 meses em garrafa, o Cartuxa Tinto Reserva é produzido apenas em anos de colheita excepcional.

De cor granada carregada, o novo vinho da Adega Cartuxa apresenta “um aroma a fruta do bosque associada a notas balsâmicas e de especiarias. Na boca apresenta forte estrutura fenólica, com taninos firmes mas maduros. Muito volumoso, termina longo e equilibrado”.

Ao mesmo tempo a Adega Cartuxa lança o Pêra-Manca Branco 2009. Elaborado com as melhores uvas das castas Antão Vaz e Arinto, o Pêra-Manca Branco 2009 caracteriza-se pela sua cor “citrina e aroma frutado intenso e complexo com notas de citrinos, frutos secos e ligeira tosta. Na boca tem grande volume, muito untuoso com muito boa acidez que garante um final de prova longo e fresco”.

Depois de colhidas, parte das uvas fermentam em depósito de aço inox e a outra parte em barricas de carvalho francês, à temperatura controlada de 16ºC. Após a fermentação, segue-se um estágio de 12 meses com batonnage. Por último, o vinho beneficia de um estágio final em garrafa durante 6 meses.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *