Amanhã no Hipersuper: Entrevista ao Presidente da Comissão Executiva da Makro, Hugo De Geest
Nesta edição: entrevista Makro, Scantrend Nielsen, Observador Cetelem, ADN da Distribuição, análise Kantar Worldpanel (Natas), Firmo, Paletes e contentores.

Hipersuper
Mais de 5,5 milhões de portugueses compram online. Crescimento “reflete uma evolução natural dos hábitos de consumo”
Cegid conclui a aquisição da sevdesk e expande fornecimento de soluções para micro e PME
Renova foi tema de estudo no MBA da Stanford Graduate School of Business
Confagri e Fenapecuária temem exclusão de apoios à doença da língua azul
Jose Luis Ramallo vai liderar a Beiersdorf Portugal
Novo molho Chucrute Vegan Creative disponível em exclusivo no Food Lab das lojas Continente
Jerónimo Martins conquista classificação máxima no combate às alterações climáticas pelo 4º ano consecutivo
Coca-Cola traz para Portugal o chá gelado Fuze Tea
Futuros especialistas internacionais do vinho e da vinha visitaram o Dão
Governo cria comissão consultiva para aumentar as exportações do agroalimentar
Nesta edição do Jornal Hipersuper destaque para a entrevista ao Presidente da Comissão Executiva da Makro Portugal, Hugo De Geest, na qual revelou um pouco da nova estratégia do negócio cash&carry do grupo Metro no nosso País.
A comemorar o 22.º aniversário, a Makro Portugal aproveitou a Convenção Anual, realizada em meados de Setembro, para anunciar que deixará de “vender o que compra” para ““comprar o que vende”. Esta simples máxima é, segundo Hugo De Geest, que está há cinco meses à frente dos destinos da Makro Portugal, muito importante para definir o que é a nova Makro.
Na entrevista, De Geest fala da relação com clientes e fornecedores, investimentos, marcas próprias e mesmo da ajuda aos produtores portugueses para, através da rede internacional da Makro, exportarem os seus produtos. Uma visão do que “é e será a Makro Portugal e o seu modelo cash&carry”.
Também no “Retalho”, trazemos o mais recente Scantrend da Nielsen que indica uma quebra na facturação nos Bens de Grande Consumo na Quadrissemana 32 (18 de Julho a 14 de Agosto).
Nesta edição publicamos, igualmente, o 5.º Gene do ADN da Distribuição, dedicado aos Recursos Humanos. Para fechar o “Retalho”, trazemos as principais conclusões do mais recente Observador Cetelem que dá conta que experimentar o produto na loja antes de comprar parece ser a prática comum para os portugueses. Segundo o estudo, a grande maioria dos inquiridos (90%) admitiu privilegiar a experimentação dos produtos, bem como a possibilidade de poder tocá-los.
Na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado das “Natas”, revelando que a categoria teve um desempenho em sentido contrário ao da macro-categoria a que pertence (lácteos), destacando-se de forma positiva, situando-se entre as 20 categorias que mais cresceram em valor, no total do mercado FMCG.
Ainda na “Produção”, fomos conhecer melhor a Firmo, empresa que regressou às mãos da família que a viu nascer. Os “novos” responsáveis da empresa traçaram um plano de crescimento ambicioso: comprar distribuidoras para consolidar a presença no mercado no nosso País e internacionalizar o negócio para o Brasil.
Na “Logística”, analisamos o mercado de “Paletes e Contentores”. Os operadores destes mercados estão a conseguir trocar as voltas à recessão no consumo. Apostar na exportação, crescer à boleia da Distribuição Moderna e diferenciar a oferta, são as estratégias para crescer em tempos de crise.
Nas opiniões, os artigos publicamos na edição pertencem a Pedro Barbosa (EGP-University of Porto Business School) que escreve sobre “Transparência”; Iván Baquero (Checkpoint Systems) sobre o tema “Retalhistas procuram soluções anti-furto inteligentes com prestações para além da segurança”; Alexandra Sequeira de Carvalho (Deloite) “Criar valor através das pessoas: Estratégias e soluções”; e João Picoito (GS1 Portugal), “Quantas etiquetas são necessárias para movimentar uma palete?”.