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Telemóveis serão os “companheiros de compras” para os mais jovens

Por a 26 de Setembro de 2011 as 18:33

Um recente estudo da MasterCard, divulgado no World Retail Congress, a decorrer em Berlim (Alemanha), dá conta da importância e influência dos telemóveis e redes sociais no comportamento dos consumidores mais jovens nas compras e na selecção das marcas.

O estudo, realizado pela InSites Consulting para a MasterCard, analisou os hábitos de consumo de cerca de 1.200 jovens britânicos e alemães, com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos, durante o mês de Agosto de 2011, examinado a utilização da tecnologia e redes sociais aquando dos actos de compra: alimentar e fashion.

O estudo mostra que os jovens no Reino Unido são muito activos na utilização dos seus telemóveis para aceder à Internet, com 62% a fazê-lo regularmente. Os números indicam que na Alemanha, o número de utilizações para ir online é mais reduzido, chegando somente aos 34%.

Também as compras na Internet são mais comuns no Reino Unido: no retalho alimentar, as compras regulares no online representam cerca de 30% contra os 15% da Alemanha. Contudo, na compra de fashion pela Internet, os números são similares, com 20% para a Alemanha e 28% para o Reino Unido.

Durante a compra no retalho alimentar na Alemanha, a razão mais apontadas para a utilização dos telemóveis é a comparação de preços, seguida a lista de compras e procura de descontos. Também no Reino Unido, a razão mais apontada pelos inquiridos foi a comparação de preços, seguida da informação de produto e registar-se nas redes sociais como o Facebook ou Foursquare.

Para a compra fashion, as três razões apontadas na Alemanha para a utilização de telemóvel foi a lista de compras, seguida da procura da localização de loja e comparação de preços. Já no Reino Unido, lidera a localização de loja, seguida da comparação de preços e lista de compras.

Comentando estes resultados do estudo, Elizabeth Wolgemuth, Group Head, Global Merchant Marketing na MasterCard Worldwide, refere que “este grupo demográfico cresceu com telemóveis e é inseparável destes dispositivos. O telemóvel é a ferramenta chave para interagir com o mundo, seja para manter o contacto com os amigos, seja para organizar as suas vidas, fazer compras ou encontrar/pesquisar informação”.

“Este estudo pode ajudar os retalhistas a compreender como este grupo utiliza os seus telemóveis, não só para fazer compras, mas para criar relações com uma marca, fidelizar-se e procurar informação através do retalhista”, conclui Wolgemuth.

O estudo inquiriu ainda que tipo de informação os jovens gostariam de receber nos seus telemóveis quando estão a fazer compras. Na Alemanha, os consumidores do retalho alimentar citaram a capacidade para obter informação sobre produtos com um simples scan do código de barras na loja, descontos via localização nas redes sociais como o Facebook ou Foursquare e ofertas especiais para os utilizadores de telemóveis. Já no Reino Unido, a preferência vai para a recepção de descontos via localização nas redes sociais, seguida de ofertas especiais para os utilizadores de telemóveis e informação via código de barras.

Os níveis de confiança nas compras online através de telemóveis também são mais altas no Reino Unido (38%) do que na Alemanha (17%), concluindo ainda o estudo que a forma preferida para os jovens contactarem os retalhistas é o e-mail, enquanto no caso britânica é directamente através do site do retalhista.

Para Joeri Van den Bergh, Managing Partner da InSites Consulting e autor deste estudo, “os retalhistas precisam de perceber a tecnologia que podem desenvolver com as companhias especializadas e que lhes permite ligar com estes grupos de consumidores e o mundo tecnológico em que vivem. Ao compreender as preferências pela interacção e utilização de dispositivos móveis deste grupo, o retalhista pode conectar-se mais facilmente. Poderá construir vendas, fidelidade e, mais importante, criar uma forte afectividade com a sua marca através deste canal, se bem utilizado”, concluiu den Bergh.

 

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