FMCG Novos Produtos Vinhos

Casa Ferreirinha lança vinho comemorativo dos 200 anos de Dona Antónia

Por a 20 de Setembro de 2011 as 9:25

Num momento de homenagem a uma personalidade muito particular – Dona Antónia Adelaide Ferreira (1811-1896) – a Sogrape Vinhos, através da equipa de enologia da Casa Ferreirinha, liderada por Luís Sottomayor, lançou o AAF – Antónia Adelaide Ferreira Douro DOC 2008.

“Pareceu-nos que fazia todo o sentido tentar enriquecer as comemorações dos 200 anos do nascimento de Dona Antónia com o lançamento de um vinho tinto do Douro de qualidade superior, uma especialidade da Casa Ferreirinha que, como sempre, se diferenciasse das marcas topo de gama já existentes no nosso portefólio”, explica Salvador Guedes, presidente do Conselho de Administração da Sogrape Vinhos, para quem “o desafio assumido pela empresa foi coroado de êxito, já que o vinho produzido se revela digno da estatura da homenageada”.

Numa nota de prova realizada no passado mês de Julho, este AAF – Antónia Adelaide Ferreira Douro DOC 2008 apresentou uma cor rubi profunda e um aroma de grande intensidade, mas sobretudo de excelente complexidade.

Luis Sottomayor, enólogo responsável por este néctar, não esconde o peso da responsabilidade sentido ao longo de todo o processo de vinificação realizado com recurso à tecnologia disponibilizada pelas adegas das Quintas da Leda e do Seixo: “o objectivo era produzir uma especialidade diferente e digna de uma homenagem a Dona Antónia. Fizemos tudo para não defraudar as expectativas criadas e, sem falsa modéstia, penso que estamos perante um vinho que honra a Casa Ferreirinha e a região do Douro, com grande capacidade de evolução na garrafa durante muitos anos”, sustenta o enólogo chefe da Sogrape Vinhos para a Região do Douro.

As uvas seleccionadas em diferentes quintas da Sogrape Vinhos no Douro – Touriga Nacional (57%), Vinha Velha (20%), Touriga Franca (20%) e Sousão (3%) – foram vinificadas por castas separadas ou em lotes escolhidos na vinha ou na recepção da adega.

“A escolha alargada das uvas, incluindo as provenientes das Vinhas Velhas da Quinta da Boavista, permitiu-nos produzir um vinho diferente, como aliás são sempre as especialidades da Casa Ferreirinha, mas bem representativo da riqueza de toda a região do Douro e da vindima de 2008”, conclui Luís Sottomayor.

Com um teor alcoólico de 14,43%, um pH de 3,45 e uma acidez total de 6,22 g/l, este AAF – Antónia Adelaide Ferreira Douro DOC 2008 está pronto a ser apreciado (3.º ano de vida), prevendo-se que atinja o seu apogeu entre o 5.º e 10.º ano, estimando-se que mantenha a sua melhor qualidade durante cerca de 20 anos.

O preço de venda ao público (PVP) recomendado é de 45 euros.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *