Destaque Distribuição

Amanhã no Hipersuper: Entrevista a Carlos Maia, Director-geral da Staples

Por a 15 de Setembro de 2011 as 0:01

Nesta edição do Jornal Hipersuper trazemos uma entrevista ao director-geral da Staples Portugal. No ano em que comemora o seu 15.º aniversário em Portugal e depois de terem surgido alguns rumores a dar conta de uma possível saída da Staples do nosso País, Carlos Maia deixou claro que “a Staples não vai sair de Portugal”.

O investimento de 100 milhões de euros, previsto para a abertura de 15 lojas até 2014, fica, no entanto, congelado até à vinda de melhores dias, ou seja, condições económicas e de consumo.

Na “Produção”, entrevistámos o responsável comercial pelo maior produtor de arroz em Portugal e o maior produtor na Europa no tipo carolino. Jorge Parreira, admite que “hoje, come-se em Portugal arroz de vários pontos do mundo em que a qualidade do mesmo jamais se pode comparar com o arroz produzido em Portugal”.

Contudo, são, na opinião de Jorge Parreira, muitas as empresas que gostam de utilizar a denominação “Made in Portugal” nas suas embalagens. “Está na moda”, diz o director comerical da Orivarzea.

Para complementar, de alguma forma, a entrevista de Jorge Parreira, trazemos uma análise ao mercado de arroz e massas em Portugal. Ouvidos os profissionais destes mercados, de modo geral existe unanimidade de que não haverá uma mexida na taxa de IVA a que os seus produtos estão sujeitos.

Para finalizar a “Produção”, a Kantar Wordpanel analisa o mercado de “Azeitona”. De acordo com a consultora, este foi uma das categorias que mais cresceu no total FMCG. Contudo, se para o crescimento em valor, MdF e MdD contribuíram praticamente de igual forma, em volume a primazia pertenceu às MdF.

Nas “Bebidas”, damos a conhecer a nova vodka que chega ao mercado português. Produzida a partir da receita secular o russo Dmitri Mendeleev, a vodka Russian Standard chega ao nosso País pelas mãos da em, portuense Luxury Drinks.

Nas “Bebidas”, mais concretamente no café, a Nespresso apresentou, também, uma novidade. De seu nome Dhjana, é a primeira edição limitada 100% sustentável da Nespresso.

Nos “Vinhos”, trazemos a preocupação da fileira quanto a uma possível mexida na taxa do IVA e de uma eventual e futura taxação de IEC. Palavras como preocupação, retracção do consumo, prejudical ao sector, devastador, dramático, entrave ao crescimento ou machadada final no sector do vinho foram ouvidas para este artigo.

O Jornal Hipersuper publica, em primeira mão, a carta enviada pela Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE) à ministra da Agricultura, Assunção Esteves.

No “Conselho dos Notáveis”, fazemos uma espécie de balanço destes primeiros tempos de Governo PSD/CDS-PP.

Quanto aos artigos de opinião, ficaram a carga de Pedro Barbosa (EGP-UPBS), “Livres”; e Pedro Santos (Hays), “Exportação ou importação: qual a melhor opção”.

 

2 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *