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Manuel Nunes & Fernandes II aguarda declaração de insolvência

Por a 8 de Setembro de 2011 as 17:29

A empresa Manuel Nunes & Fernandes II (MN&F II), grupo do sector da distribuição alimentar com cerca de 400 retalhistas integrados e que contava com 743 trabalhadores no final de 2010 (actualmente com 384), fechou as portas e aguarda a declaração de insolvência pelo Tribunal, de acordo com o comunicado emitido pela empresa.

Admitindo no documento que os resultados do exercício de 2010 foram marcados por uma “fortíssima pressão concorrencial no sector, quer ao nível de preço, quer em termos da oferta de marca própria, o que aliado ao aprofundamento da crise económica que se tem verificado e consequente diminuição de consumo, às próprias dificuldades da indústria nacional, às alterações verificadas no sistema bancário que obrigaram a amortizações elevadas de financiamentos que se encontravam estabelecidos e agravamento dos spreads aplicados, à posição assumida pelas seguradoras de crédito que estrangularam por completo a actividade da empresa impossibilitando o seu normal funcionamento”, fizeram com que o grupo “esgotasse os seus meios financeiros e capacidade de pagamento”.

Referindo que “apesar da forte redução de custos de estrutura e dos inúmeros esforços desenvolvidos, junto dos vários parceiros e entidades”, bem como dos vários organismos estatais ligados à Economia, não foi possível colocar em prática o plano de reestruturação, tendo decidido “percorrer o caminho da insolvência”, de forma a tentar viabilizar a sua recuperação.

O documento assinala ainda o “insucesso” da cadeia de lojas Supersol pertencentes à empresa Bom Dia (adquiridas a empresários que anteriormente operavam como franchisados), e que absorveram “uma grande parte dos recursos do grupo”.

A Manuel Nunes&Fernandes II aguarda agora a nomeação do respectivo Administrador de Insolvência, tendo como principal objectivo a actual administração “colaborar activamente junto do mesmo na implementação do seu Plano de Recuperação, sustentabilizando a sua permanência no mercado”.

 

 

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