Destaque FMCG Marcas

Hoje no Hipersuper: a cápsula que concorre com a Nespresso

Por a 2 de Setembro de 2011 as 0:28

Hoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper, a primeira pós-férias. Nesta edição, destaque para a entrevista a Óscar Galvão, director-geral da Brown. Não se tratam das primeiras cápsulas compatíveis com o sistema da gigante Nespresso a entrar no mercado, mas a disponibilização destas na distribuição moderna fazem a fatia de mercado desejada pela Brown ser considerável (entre 10 e 20%).

Os planos da Brown para o futuro próximo incluem o lançamento de cápsula de chá, também compatíveis com o sistema Nespresso, e de uma máquina própria.

No imediato, os objectivos apontam para a venda de 10 milhões de cápsulas até ao final de 2011. A exportação é outra das apostas, existindo já contactos e vendas contratualizadas.

Na secção de “Retalho”, trazemos as conclusões da mais recente investigação do Laboratório “C” (uma parceria entre a Return on Ideas, IPSOS-APEME e a Augusto Mateus & Associados). Os portugueses estão a despertar para a mudança. A nova realidade económica e social exige do consumidor “não apenas mais ponderação no consumo e mais contas, mas a mudança profunda de atitudes e estilos de vida”, conclui Rui Dias Alves, CEO da Return on Ideas.

Também no “Retalho”, entrevistámos a Presidente do Clube de Produtores da Sonae (CPS), Eunice Silva, que destacou o papel que o clube tem vindo a ter na competitividade e desenvolvimento da produção em Portugal. Para a responsável, o CPS “tem trabalhado em prol do sector agrícola nacional”.

Para além do 4.º Gene do “ADN da Distribuição” – Logística – trazido por José António Rousseau, a Nielsen mostra que o início do Verão trouxe uma ligeira quebra nas vendas dos Bens de Grande Consumo (BGC). Além disso, a consultora traça um panorama do que foi o primeiro semestre no retalho em Portugal, concluindo que Continente e Pingo Doce reforçaram as respectivas posições, sendo que é a insígnia da Sonae que mais fideliza os seus clientes.

Na “Produção”, para além da entrevista a Óscar Galvão da Brown, estivemos presentes na apresentação da nova garrafa da GALLO. Num investimento de 5 milhões de euros, a companhia aponta objectivos para se tornar na 3.ª maior marca de azeites do Mundo já em 2013.

A GfK traça, por sua vez, o cenário da realidade da electrónica de consumo, concluindo que os primeiros seis meses de 2011 foram bastante negativos para a larga maioria dos segmentos. Com o sector a registar uma quebra generalizada de 15% face a 2010, o único “sobrevivente” são os auscultadores.

Nas “Bebidas”, a Kantar Worldpanel analise o mercado de “Colas”. A cair desde o início de 2010, a categoria, onde as Marcas de Fabricante [ainda] são líderes, começa a ressuscitar, destacando-se as ofertas sem cafeína que cresceram exponencialmente.

Nas opiniões, temos as participações de Pedro Barbosa (EGP-University of Porto Business School) que escreve sobre “O consumo neste Natal”; João Picoito (GS1 Portugal), “O futuro é móvel”; e João Pinto Gaspar (CVR Tejo), “O Verão, o vinho, a temperatura e a dieta alimentar”.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *