Destaque Distribuição

Lucro do El Corte Inglés em Portugal sobe 10% para 17,4 milhões em 2010

Por a 29 de Agosto de 2011 as 10:34

O resultado líquido do El Corte Inglés em Portugal cresceu 9,9% no ano passado, face a 2009, para 17,4 milhões de euros, informou a empresa através de um comunicado.

Já o volume de negócios da empresa portuguesa que faz parte do grupo retalhista espanhol e que opera no mercado português desde há nove anos ascendeu a 408 milhões de euros em 2010, sete milhões acima do registo do ano anterior.

“Estes resultados são considerados pelo grupo como muito positivos, tendo em conta o período de desaceleração económica a que se referem e reflectem, sobretudo, o esforço de melhoria da eficácia operacional da empresa”, assinalou o grupo El Corte Inglés.

“O El Corte Inglés continua empenhado em investir em Portugal e tem previstos novos projectos para os próximos anos, designadamente a construção de uma nova unidade de grandes armazéns, na área de Cascais, e a inauguração de novos supermercados Supercor”, avançou a empresa.

Os investimentos realizados em imobilizado neste exercício, ultrapassaram os 44 milhões de euros.

Os custos e despesas de exploração ascenderam neste exercício a 375,2 milhões de euros, em comparação com os 368,1 milhões de euros registados no ano anterior.

“Este crescimento da despesa verificou-se, sobretudo, na rubrica de pessoal, incluindo os encargos sociais, cujo valor subiu para os 66,6 milhões de euros”, lê-se no comunicado.

Quanto às perspectivas para o próximo exercício, o El Corte Inglés assegurou que “apesar do contexto de desaceleração da actividade económica, continua empenhado em reforçar os seus investimentos em Portugal, tanto nos formatos de Grande Armazém, como nos supermercados e lojas de bricolage, com a insígnia Bricor, cujo primeiro estabelecimento foi inaugurado já este ano em Vila do Conde”.

Em termos mundiais, o grupo obteve em 2010 um resultado líquido consolidado de 319,4 milhões, menos 13,5% que em 2009. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) situa-se nos 1.017,6 milhões, 4,6% abaixo do exercício precedente.

O El Corte Inglés “mantém a sua aposta no crescimento, com investimentos de 1.015 milhões de euros”, continuando a sua política de expansão, com a abertura de cinco lojas de grande formato, enquanto prepara várias aberturas de grandes e pequenos formatos, tanto em Portugal como em Espanha.

*Lusa

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *