Destaque FMCG Marcas

Produção de cereais de Outono/Inverno é uma das mais baixas de sempre

Por a 19 de Agosto de 2011 as 11:46

De acordo com os dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as previsões agrícolas em 31 de Julho apontam para aumentos de produtividade da pêra e da maçã. Em contrapartida, confirma-se a quebra de produção dos cereais de Outono/Inverno, que deverá ficar abaixo das 180 mil toneladas, produção que só tem paralelo com a registada aquando da seca de 2005. Também para a vinha as perspectivas são negativas, com os intensos ataques de míldio, ocorridos ao longo do ciclo vegetativo, a fazerem prever diminuições de produtividade na ordem dos 25%. No tomate para a indústria prevêem-se igualmente reduções nos rendimentos unitários (-10%).

Apesar do elevado custo dos factores de produção, o INE aponta um ligeiro aumento da área de milho de regadio face ao ano transacto (+5%), enquanto no milho, as condições favoráveis ao desenvolvimento do milho de sequeiro, contribuíram para um aumento de produtividade na ordem dos 10%. Em contrapartida, para o arroz não se prevêem alterações no rendimento unitário nem nos padrões de qualidade.

Na batata, o desenvolvimento de regadio decorreu com normalidade apresentando a cultura, à excepção de algumas áreas onde ocorreram ataques pontuais de míldio, um bom aspecto vegetativo. Desta forma, as perspectivas apontam para a manutenção da produtividade obtida na campanha anterior, ligeiramente abaixo da média do último quinquénio. Já a intensa precipitação ocorrida no início da campanha do tomate para a indústria, para além de ter impedido o normal desenrolar das operações de preparação dos terrenos e plantação da cultura e de ter obrigado, em alguns casos, a replantações (que se estenderam até meados de Junho). As actuais previsões apontam para uma produtividade que rondará as 76 toneladas por hectare, valor que representa uma quebra de 10% face a 2010.

Perspectivas positivas são apontadas para os frutos nos pomares de macieiras e pereiras. Assim, as informações disponibilizadas pelo INE apontam para que a produtividade da pêra atinja as 19,4 toneladas por hectare (24% acima da média do último quinquénio) e a da maçã as 13,7 toneladas por hectare (+10% face a 2010).

Já na vinha, o INE prevê uma redução de 25% no rendimento unitário nas vinhas para vinho e de 10% nas vinhas para uva de mesa.

Com a colheita dos cereais praganosos de Outono/Inverno praticamente concluída, as produções confirmam as fracas expectativas previstas ao longo da campanha, com quebras face a 2010 que atingem os 25% no trigo mole, trigo duro, triticale e cevada e os 20% na aveia.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *