Destaque Distribuição

Restauração lidera insolvências

Por a 17 de Agosto de 2011 as 17:24

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) salientou hoje [Quarta-feira] que, segundo informação da Coface, as insolvências declaradas no 1.º semestre deste ano são lideradas precisamente pelo sector da restauração e hotelaria. A associação refere, em comunicado, que o sector lidera o ranking com 117 insolvências, representando 14,5% do total nacional, nos primeiros seis meses de 2011.

A AHRESP ressalva ainda a importância de diferenciar “entre insolvências declaradas de empresas e o encerramento silencioso de cerca de 3.000 estabelecimentos, no mesmo período”.

Por se tratar de um sector com 99,7% de Micro e PME’s, esmagadoramente familiares, o ritmo e a quantidade de insolvências não acompanham os encerramentos, refere ainda a AHRESP, admitindo mesmo que “infelizmente, estamos num País em que é uma vergonha declarar falência, e em que muitas são as que recorrem ainda, à figura jurídica de empresas em nome individual, não chegando a ser declarados os respectivos encerramentos de actividade”.

Os responsáveis da associação salienta ainda que estes encerramentos estão a enviar para o fundo de desemprego, milhares de trabalhadores, que, segundo contas da AHRESP, deverão chegar aos 120.000 nos próximos dois anos, fruto do encerramento de cerca de 54.000 estabelecimentos de restauração, estimando que o Estado terá “um prejuízo global superior a 980 milhões de euros”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *