FMCG Marcas

1,4 milhões de euros para ajudar indústria do calçado em Portugal

Por a 17 de Agosto de 2011 as 11:27

A Comissão Europeia aprovou hoje [Quarta-feira] um pedido de intervenção do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEG) apresentado por Portugal. A subvenção de 1,4 milhões de euros irá ajudar 680 trabalhadores da indústria do calçado entretanto despedidos a encontrar novos empregos. A Comissão irá agora apresentar uma proposta ao Parlamento Europeu e ao Conselho da União Europeia com vista à mobilização dos recursos financeiros.

Ao apresentar a proposta, o Comissário da UE responsável pelo Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor, declarou: “O FEG é um instrumento financeiro da UE eficaz para ajudar os trabalhadores vítimas de despedimentos em larga escala. Os trabalhadores da indústria do calçado portuguesa foram atingidos pelas alterações estruturais ocorridas no comércio mundial e pela crise económica e financeira dos últimos anos. A decisão hoje tomada irá apoiar os antigos trabalhadores da Rohde a conseguirem novos empregos através de acções de formação que lhes proporcionarão as competências necessárias”.

O pedido de intervenção português ocorre na sequência de 974 despedimentos ocorridos na Rohde – Sociedade Industrial de Calçado Luso-Alemã, Lda., uma empresa fabricante de calçado.

A Rohde manteve uma posição estável no mercado apesar das dificuldades crescentes devidas à intensificação da concorrência dos fabricantes de calçado asiáticos. A situação de Rohde foi, no entanto, afectada pela diminuição das vendas e por uma reduzida capacidade de investimento resultantes da crise financeira e económica. Estas circunstâncias, conjugadas com a diminuição das encomendas por parte da empresa-mãe, em Schwalmstadt, na Alemanha, afectaram a situação da fábrica da Rohde situada em Santa Maria da Feira, resultando na abertura de um processo de falência em Setembro de 2009 que acabou por levar ao encerramento da fábrica e ao despedimento dos trabalhadores.

O território afectado é essencialmente o município de Santa Maria da Feira, onde estava localizada a Rohde. Para além disso, os despedimentos afectam o município contíguo de Ovar. Estes municípios estão localizados, respectivamente, nas regiões Norte e Centro. O encerramento da Rohde acrescenta quase um milhar de trabalhadores aos candidatos a emprego nas duas regiões, já de si afectadas por taxas de desemprego superiores à do país no seu conjunto. Ambas as regiões já foram aceites para receber assistência do FEG em Junho de 2009. A Região Norte foi de novo aceite para receber assistência do FEG em Setembro de 2010.

O pacote de assistência do FEG para os ex-trabalhadores da Rohde – Sociedade Industrial de Calçado Luso-Alemã, Lda. incluirá o reconhecimento de competências, formação profissional, bolsas para formação por iniciativa pessoal, formação e ajuda com vista à criação de empresas, apoio à auto-colocação e incentivos ao recrutamento. O custo total estimado deste pacote ascende a 2,23 milhões de euros, dos quais 1,4 milhões foram solicitados ao Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização. Dos 974 trabalhadores despedidos, 680 irão beneficiar de assistência ao abrigo do FEG.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *