Destaque Distribuição

Lucro da Jerónimo Martins cresce 41,4% no semestre

Por a 27 de Julho de 2011 as 10:56

O resultado líquido da Jerónimo Martins (JM), dona do Pingo Doce, disparou 41,4% para 143,8 milhões de euros no primeiro semestre do ano.

 

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) subiu 24,4 % para 311 milhões de euros.

“O desempenho da JM no primeiro semestre de 2011 confirma a cadeia polaca Biedronka como o motor do crescimento e da rentabilidade do grupo. O EBITDA da Biedronka evoluiu 42,2%, bastante acima dos 26,6% de aumento das vendas”, explica um comunicado da retalhista.

As vendas consolidadas atingiram 4.751,5 milhões de euros, mais 17,5% do que nos primeiros seis meses do ano anterior.

“O crescimento do ‘cash flow’ gerado, para o qual a operação na Polónia contribuiu de forma determinante, permitiu a diminuição da dívida líquida em 248 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano anterior”.

A Distribuição em Portugal (Pingo Doce e Recheio) e a rede retalhista polaca Biedronka representaram, em conjunto, 95,6% das vendas consolidadas do grupo, que tem ainda negócios nas áreas da indústria e serviços.

A JM espera aumentar o parque de lojas da Biedronka em 200 localizações este ano. A insígnia polaca vai absorver 75% do investimento total do Grupo para 2011, cerca de 450 milhões de euros.

 

Marca própria em alta

Em Portugal, na cadeia Pingo Doce, os novos padrões de consumo resultaram numa subida do peso da Marca Própria nas vendas totais e numa limitada evolução em valor ( 0,9%).

Em termos globais, no entanto, a abertura de 4 novas lojas permitiu aumentar as vendas totais em 4,3% nos primeiros seis meses do ano, período em que a retalhista encerrou duas lojas e remodelou três.

Na cadeia grossista Recheio, apesar da evolução negativa registada no canal HoReCa (Hotéis, Restaurantes e Cafés) e no Retalho Tradicional, as vendas totalizaram 353,6 milhões de euros (+5,2% face ao período homólogo).

1.707 lojas na Polónia

O bom desempenho do primeiro semestre deve-se sobretudo à performance das vendas da Biedronka que aumentaram 28,1% (26,6% na moeda local, o zloty), e à rentabilidade desta rede de lojas. As vendas beneficiaram de uma subida de cerca de 6% do cabaz médio de compra e de um crescimento de 10% no número de visitas às lojas.

A Biedronka absorveu cerca de 70% do investimento realizado pelo Grupo no primeiro semestre de 2011, o que se traduziu em 63 inaugurações e 24 remodelações, num parque que ascendia, no final do semestre, às 1.707 lojas.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *