Veículos

Nissan inicia teste para furgão eléctrico

Por a 22 de Julho de 2011 as 15:00

A Nissan iniciou neste mês de Julho os testes de um veículo eléctrico (VE) baseado no furgão compacto NV200. Nesta primeira fase, o Japan Post Service, sedeado em Chiyoda-ku, Tóquio, irá proceder ao teste no Japão. Para isso utilizará um veículo para a recolha e entrega de correio durante aproximadamente dois meses na cidade de Yokohama, de modo a avaliar as capacidades sob condições normais de utilização. Posteriormente serão desempenhados ensaios similares tanto no Japão como na Europa, onde avaliações semelhantes serão efectuadas com outras empresas.

“Os veículos de emissões zero podem desempenhar um papel notável no campo das operações logísticas para a promoção de um equilíbrio entre o crescimento económico e a protecção ambiental”, afirma Hideto Murakami, vice-presidente executivo da Nissan responsável pela Unidade Comercial de Veículos Comerciais Ligeiros, em nota de imprensa.

“Os nossos desenvolvimentos futuros de produto irão certamente espelhar a informação que recolhermos do cliente a partir destes ensaios, e esperamos que os nossos veículos comerciais eléctricos baseados no NV200 contribuam tanto para o negócio dos nossos clientes como para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável”.

O NV200 foi recentemente escolhido como a próxima geração do táxi de Nova Iorque. É um modelo direccionado a um público global e adequado a uma grande variedade de situações, desde empresariais, diárias e de lazer.

O NV200 recebeu o prémio de “Furgão Internacional do Ano 2010”, com base numa selecção elaborada por jornalistas de 20 países europeus. Em Março de 2011 recebeu o “Prémio de Design Universal”, um dos mais prestigiantes prémios no mundo do design, e o “Prémio de Design Universal para a Escolha dos Consumidores”, marcando a primeira vez na indústria automóvel em que um veículo recebe ambos os galardões.

De referir que a Nissan tem como objectivo tornar-se no líder nas emissões zero, e para lá do desenvolvimento dos próprios veículos eléctricos, está também empenhada em esforços abrangentes para divulgar a utilização desses veículos e assim promover a mobilidade sustentável. A Aliança Renault-Nissan já acordou mais de 90 parcerias relacionadas com a mobilidade de emissões zero com governos e corporações nacionais e locais a nível global (desde Junho de 2011).

A Nissan está também envolvida em campos relacionados, tais como a produção de baterias de iões de lítio, o desenvolvimento de infra-estruturas de carregamento, o desenvolvimento de equipamentos de carregamento rápido e a reciclagem e reutilização de baterias.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *