Destaque Distribuição

Na edição de hoje do Hipersuper: A festa dos Prémios’11

Por a 22 de Julho de 2011 as 0:01

Na edição de hoje, destaque para a fotoreportagem dos Prémios’11 Hipersuper, realizados no passado dia 5 de Julho de 2011, no museu do Oriente, em Lisboa. Recordamos os vencedores dos prémios da actual edição: dentro do Retalho Alimentar, as insígnias vencedoras foram o Continente (Melhor Mercearia, Melhor DPH e Melhor Retalhista Alimentar), Pingo Doce (Melhor Frescos e Melhor Marketing), e El Corte Inglés (Melhor Garrafeira).

Já no Retalho Não Alimentar os troféus foram para o IKEA (Melhor Mobiliário e Melhor Retalhista Não Alimentar), Fnac (Melhor Tec), Leroy Merlin (Melhor Bricolage), Massimo Dutti (Melhor Fashion), Worten (Melhor Marketing) e Colombo (Melhor Centro Comercial).

A Nestlé (Melhor Fabricante Alimentar e Melhor Fabricante), Unilever (Melhor Fabricante DPH) e a Apple (Melhor Fabricante Não Alimentar) foram as empresas que receberam os prémios nas categorias de Melhor Fabricante.

Para Melhor Retalhista de 2010, o prémio foi atribuído ao Continente, tornando a insígnia de retalho alimentar da Sonae MC como a mais premiada da noite (recebeu 4 prémios)

Rui Miguel Nabeiro, Administrador da Delta Cafés, foi o empresário agraciado com o Prémio Personalidade do Ano, uma distinção recebida em mãos pela irmã, Rita Nabeiro, mas que mereceu um vídeo de agradecimento do empresário em deslocação ao Brasil.

No “Retalho”, destaque para a apresentação do Barómetro de Vendas 2010 da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) que concluiu que o Retalho Alimentar foi o principal penalizador dos resultados globais do retalho em Portugal.

Também no “Retalho”, trazemos um trabalho académico de Susana Costa e Silva e Jaime Nascimento, docente e aluno, respectivamente, da Escola de Gestão Empresarial da Universidade católica do Porto. Neste trabalho, é explicado como podem as empresas ganhar dinheiro e ao mesmo tempo criar valor nas sociedades mais pobres.

Na “Produção”, destaque para o novo lançamento Pleno, grande aposta da Lactogal para seduzir os consumidores exigentes e preocupados com a silhueta.

Ainda na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado de salmão, concluindo que, quase 35% dos lares portugueses consome este peixe por ano.

Para finalizar a “Produção”, entrevistámos Ricardo Hussey, director de Marketing da TREsemmé em Portugal, e que nos confidenciou que a companhia irá apostar em acções especiais de exposição e packs promocionais para os produtos com novas fórmulas com o objectivo de gerar experimentação e dinamizar vendas.

Nas “Bebidas”, Miguel Aballe, presidente da Associação de Latas e Bebidas (ALB), destaca a importância e crescimento que esta embalagem está a registar, principalmente nos refrigerantes. Aballe assinala ainda que “o ideal é que a lata cresça e faça crescer a indústria”.

O Conselho dos Notáveis desta edição do Jornal Hipersuper coloca questões relacionadas o rating da dívida da República, a importância das agências de notação financeira e implicações das suas decisões, sobrevivência do euro, terceiras geografia da Jerónimo Martins, o eventual e possível aumento do IVA e os efeitos do corte de 50% do subsídio de Natal no consumo.

Nas opiniões, participaram nesta edição César Bessa Monteiro (ACPI) que escreve sobre “A protecção da Propriedade Intelectual no Mercado único Europeu e em Portugal”; e Ana Raquel Madureira (Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto) que assina um artigo sobre “Um requeijão probiótico”.

 

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *