Veículos

Aplicação de eco-condução ajuda a reduzir consumo de combustível

Por a 21 de Julho de 2011 as 12:45

A ALD Automotive, especializada em Aluguer Operacional e Gestão de Frotas do Grupo Société Générale, lançou uma aplicação de eco-condução para o iPhone – o ALD ecodrive.


O principal objectivo desta aplicação é sensibilizar os condutores para o impacto directo do seu comportamento ao volante, na bolsa e no ambiente.

O ALD ecodrive faz uso dos sensores e GPS do iPhone, que regista a informação de condução, apresentando-se ao condutor através de um interface com um ambiente natural, representado por um rio.

O ecossistema irá crescer ou degradar-se de acordo com o tipo de condução do condutor. Se a aceleração for súbita e a travagem violenta, o rio escurece, as rãs e peixes desaparecem e são substituídas por arranjos de vegetação.

Se o comportamento do condutor for mais descontraído, o rio aclara e a fauna local prospera. No final do percurso, o condutor recebe uma pontuação em ecopontos, uma estimativa da quantidade de CO2 emitida, uma recomendação com base nesta pontuação e um mapa realçado nas cores verde, laranja, ou vermelho, de acordo com o comportamento enquanto condutor.

De acordo com Guillaume de Léobardy, Administrador Delegado da ALD Automotive Portugal, “com esta nova aplicação, a ALD Automotive consegue chamar a atenção para o facto da adopção de uma condução eco-eficiente permitir um resultado expressivo ao nível da redução de emissões de CO2 e dos consumos de combustível, este último em cerca de 15%. Já sem falar na possibilidade real de redução de custos com a manutenção dos veículos e menor probabilidade de acidentes, fruto de uma condução mais cuidadosa e suave. Acções simples para grandes resultados”.

Semanalmente as recomendações de condução personalizadas, permitem ao condutor progredir rapidamente e reduzir o seu consumo.

O ALD ecodrive foi desenvolvido em parceria com a Mootwin SAS, francesa especialista em tecnologia.

A tecnologia Mootwin garante uma operação fluida mesmo em situações de mobilidade instáveis (fraca intensidade do sinal da rede, por exemplo).

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *