Destaque Distribuição

Continente com índice de reputação mais elevado

Por a 19 de Julho de 2011 as 17:51

O Continente foi a marca de distribuição que obteve um índice de reputação mais elevado (79,17) no “Marktest Reputation Índex – Grande Distribuição” (MRI), que estuda a reputação das marcas de vários sectores da actividade económica, analisando factores como a confiança, a imagem ou a satisfação.

A insígnia do universo da Sonae MC é, igualmente, a que transmite maior confiança (8,13) e que tem melhor imagem (8,12). Além disso, o Continente obtém scores acima da média da distribuição, conseguindo os seus níveis de reputação mais elevados junto das mulheres (80,76) e junto dos indivíduos entre os 15/24 anos (82,39).

Em segundo lugar no ranking geral, surge o Pingo Doce, com um MRI de 77,89, vencendo a insígnia do grupo Jerónimo Martins o Continente em termos de satisfação (8,25 contra 8,20 do Continente) e de recomendação (8,21 contra 8,18).

O Pingo Doce também obtém os seus melhores valores entre as mulheres (79,76) e dos indivíduos com idades entre 15/24 e 25/34.

O Top 5 é constituído ainda pela FNAC, que lidera o ranking se se considerar o sector do retalho não alimentar; pela Worten e pelo IKEA. Nesse Top 5, a FNAC é a que lidera em termos de satisfação, batendo os restantes quatro, com um valor de 8,27, vencendo o IKEA no índice de recomendação, com 8,39.

No Top 5, a FNAC destaca-se ainda entre os indivíduos mais jovens, na faixa etária dos 15/24 anos (83,83) e dos 45/54 anos (80,94), conseguindo ainda um maior nível de MRI junto da classe A/B (80,56) quando analisadas as classes sociais.

A Worten tem também o seu maior MRI entre os 15/24 e destaca-se nas regiões Sul (78,61) e Interior Norte (78,39), aparecendo o IKEA com o melhor MRI entre os 15/24, 45/54 e mais de 65 anos.

De todo o ranking das 18 marcas da Grande Distribuição, a Decathlon, apesar de não constar no Top 5, consegue bater todas em dois dos índices: satisfação dos seus clientes (8,33) e recomendação por parte dos seus clientes (8,46).

Fora do Top 10, e considerando apenas a categoria alimentar, o ranking geral é constituído pelo Lidl, que tem um MRI de 66,83, pelo Dia/Minipreço, com um MRI de 65,67, e pelo Intermarché, com um MRI de 63,11.

O estudo MRI tem por objectivo posicionar as marcas num ranking, permitindo a comparação com os seus concorrentes e com outros segmentos. O MRI permite ainda a comparação da reputação da marca entre os utilizadores versus não utilizadores da mesma, bem como a análise do género, idade, classe social e região dos indivíduos onde a marca tem maior ou menor reputação. Por fim, a marca tem ainda acesso aos níveis de satisfação e recomendação dos seus utilizadores/consumidores face à média do sector em que se insere. Neste índice, a reputação resulta assim de uma média de valores obtidos para as variáveis Imagem da marca, confiança gerada pela marca, normalizados para um Índice (0-100).

O universo do estudo é constituído por indivíduos dos 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental. A amostra, proporcional e representativa, é constituída por cerca de 1512 indivíduos. Para o sector da Grande Distribuição, a Marktest avaliou 18 marcas: Continente, Dia/Minipreço, Intermarché, Jumbo, Lidl, Pingo Doce, AKI, Decathlon, El Corte Inglês, FNAC, Worten, Leroy Merlin, IKEA, Sportzone, Media Markt, Wells, Rádio Popular, Vobis.

 

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