Destaque FMCG Marcas

Fórum do Mar lança Fundo de 100 milhões de euros

Por a 18 de Julho de 2011 as 12:27

O Fórum Empresarial da Economia do Mar, liderado por Bruno Bobone, lançou um fundo de investimento que, numa primeira fase, terá um valor de 100 milhões de euros. O objectivo é angariar fundos que permitam financiar os projectos empresariais adequados a desenvolver a economia do mar sustentados pelo estudo coordenado por Ernâni Lopes.

O Fórum Empresarial do Mar vai iniciar imediatamente os passos burocráticos necessários para a constituição deste fundo de investimento junto da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo Bruno Bobone, entre as dezenas de projectos empresariais de investimento defendidos no estudo de Ernâni Lopes sobre o designado “Hypercluster do Mar” em Portugal, o fundo de investimento dará prioridade a três: um no sector da produção de peixe, outro na área do turismo náutico associado a diversas entidades autárquicas, e um terceiro relacionado com o armamento. Ainda de acordo com Bruno Bobone o valor inicial de 100 milhões de euros poderá ser aumentado, dependendo da adesão inicial ao mesmo.

A constituição deste fundo é um sinal claro de resposta do Fórum Empresarial do Mar aos novos desafios levantados à economia portuguesa, assinalando os responsáveis por este fórum a criação da secretaria de Estado para os Assuntos do Mar “uma resposta positiva aos desafios lançados há cerca de um ano por este Fórum”.

Por outro lado, o próprio Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recebeu com grande entusiasmo a constituição deste Fundo Empresarial do Mar quando, o ano passado, presidiu à cerimónia do congresso “Portos e Transportes Marítimos”.

De referir que em apenas um ano o Fórum já conta com 78 associados entre os quais empresas privadas e públicas de grande relevância nacional: APSS, Arco Ribeirinho do Sul, Arsenal do Alfeita, Celbi, Portucel, Conservas Ramirez, CP Carga, EDP Inovação, Edisoft, Efacec, Galp, Visabeira, Efacec, BES, CGD, Mota Engil, Central de Cervejas, Transtejo, Soflusa, Grupo José de Mello, Grupo Pinto Basto, Iberol, Lisnave, entre outros.

O que é o Fórum Empresarial da Economia do Mar
O Fórum Empresarial da Economia do Mar, é uma associação de empresas, prevista no estudo “Hypercluster da Economia do Mar”, elaborado pelo Professor Ernâni Lopes, com os seguintes objectivos:
a) Contribuir para o assumir da economia do mar como um desígnio nacional, por forma a afirmar Portugal como actor marítimo relevante, ao nível global;
b) Contribuir para o desenvolvimento sustentável do mar e valorizar a sua importância como um dos principais recursos económicos, projectando-o como o grande motor do desenvolvimento económico do país;
c) Promover uma estratégia comum e integrada das actividades relacionadas com a economia do mar, bem como criar as condições e fomentar as boas práticas empresariais de excelência e cooperação entre os actores estratégicos nacionais, com vista ao desenvolvimento da economia portuguesa e à produção de riqueza colectiva em todos os sectores de actividade relacionados com a economia do mar.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *