Destaque Distribuição

Sonae quer liderar retalho em Angola

Por a 14 de Julho de 2011 as 15:59

O grupo português Sonae pretende abrir quatro hipermercados em Luanda e atingir a liderança do sector de retalho alimentar no país, disse o presidente da companhia, Paulo Azevedo, durante a apresentação do relatório de sustentabilidade 2010, citado pela Lusa.

O projecto de internacionalização da Sonae na área do retalho ganhou novos contornos a 15 de Abril deste ano, com a conclusão do acordo com a empresa angolana Condis, conducente à construção em Angola de uma rede de hipermercados no país com a marca “Continente”.

Paulo Azevedo disse agora que o pedido de aprovação do projecto já deu entrada na Agência Nacional para o Investimento Privado e acrescentou “estamos à espera da aprovação, ou não, do nosso projecto”.

Apesar da conjuntura económica adversa que se vive em Portugal, o presidente do grupo Sonae sublinhou que o sector da distribuição, designadamente a área alimentar, não tem enfrentado quebra nas vendas e está, até, a registar algum crescimento, em contra-ciclo com o mercado. “Não há só uma redução do consumo, há uma adaptação do consumo. Consome-se mais em casa e menos fora”, refere o gestor, sublinhando que o negócio de distribuição da Sonae tem acompanhado esta tendência com descontos e promoções.

No entanto, admitiu que há áreas do retalho não alimentar mais sensíveis às variações do consumo, como é o caso da electrónica do consumo, a registar uma quebra de 15% em Portugal e Espanha.

No domínio da sustentabilidade, uma área que “consome recursos” mas também “permite criar valor” o relatório do maior empregador privado português relativo a 2010 apresenta dados como a criação de 3.454 postos de trabalho, a valorização dos colaboradores com 1,5 milhões de horas de formação, o aumento de 24,4% dos impostos pagos ao Estado, para 58 milhões de euros e o apoio a 3 082 organizações, com contributos no valor de 10,4 milhões de euros.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *