Carrefour aumenta vendas no semestre
Depois de conhecida que foi a desistência do negócio no Brasil (fusão com o Pão de Açúcar), o Carrefour anunciou um aumento de 2,5% nas vendas (incluindo impostos e combustíveis) relativamente ao primeiro semestre de 2011, totalizando 44,556 mil milhões de euros contra os 39,954 mil milhos obtidos em igual período de 2010.
O mercado doméstico continua a ser o principal contribuinte para os resultados do maior retalhista europeu e segundo mundial, tendo facturado nos primeiros seis meses de presente exercício 19,145 mil milhões de euros, registando um aumento de 1,7% face a igual período do ano passado.
O restante mercado europeu (ocidental) não seguiu, contudo, este comportamento do mercado francês, registando uma quebra de 2,7% para 19,1 mil milhos de euros. Os principais mercados em que o Carrefour desenvolve a sua actividade, indicam uma quebra nas vendas, particularmente, Itália (-6,6%), Bélgica (-1,3%) e Espanha (-0,6%).
Os mercados emergentes, por sua vez, foram os grandes impulsionadores das receitas do Carrefour, tendo crescido 6,9% no semestre, passando a totalizar 15,9 mil milhões de euros. Neste particular, destaque para o Brasil que incrementou vendas em 16,1% nos primeiros seis meses, além da China (+10,3%) e Argentina (+7,9%).
Lars Olofsson, CEO do Carrefour, refere, em comunicado, que “apesar do ambiente desafiante, a companhia foi capaz de gerar crescimento de vendas neste primeiro semestre, mais uma vez impulsionado pela forte performance dos mercados emergentes”.