FMCG Marcas

FAO revela que preço mundial dos alimentos sobe 39% num ano

Por a 8 de Julho de 2011 as 11:13

Os preços globais dos alimentos, em Junho 2011, subiram para perto das máximas recordes, principalmente devido à forte apreciação do açúcar que ofuscou a queda nos valores do complexo de grãos no período, informou recentemente a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O índice mensal de preço dos alimentos medido pela FAO, que monitoriza um cabaz de commodities, subiu 1% em Junho, para 234 pontos, correspondendo a uma subida de 39% a igual período de 2010 e pouco abaixo do recorde de 238 pontos atingido em Fevereiro.

O principal factor para esta situação foi o açúcar, que subiu 14% na comparação mensal, para 359 pontos. As cotações do produto distanciaram-se das mínimas observadas em Maio com preocupações de que o envelhecimento dos canaviais e um clima adverso no Brasil poderiam reduzir a produção abaixo do nível do ano passado.

Já esta semana, a trading britânica Czarnikow baixou a projecção da campanha brasileira para 535 milhões de toneladas, representando uma quebra de 40 milhões de toneladas face à previsão inicial, juntando-se a um grupo de outros analistas que diminuiu as expectativas para acolheita deste ano.

Os preços dos cereais, contudo, recuaram ligeiramente em Junho, à medida que um clima melhor aliviou temores sobre a produção na Europa e nos Estados Unidos e a Rússia retomou os embarques após uma proibição que durou vários meses.

De referir que o índice de cereais da FAO bateu nos 259 pontos, queda de 1%face a Maio, mas ainda 71% acima do patamar registado em Junho de 2010

A organização elevou em 11 milhões de toneladas a estimativa da produção mundial de cereais em 2011/12, para 2,313 mil milhões de toneladas, volume 3,3% maior que em 2010/11. Os stocks finais globais devem superar em 6 milhões de toneladas a quantia apurada no início da temporada 2011/12. Os preços do açúcar também devem cair nos próximos meses. Ainda se prevê um grande superávit de oferta neste ano, mesmo que haja uma redução da campanha brasileira, e a chegada da colheita no Hemisfério Norte.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *