FMCG Vinhos

Sogrape Vinhos apresenta projectos de investigação

Por a 22 de Junho de 2011 as 14:41

Depois de ter inaugurado o 9º Simpósio Internacional de Enologia de Bordéus – OENO 2011 –, onde apresentou dois projectos de investigação – entre os quais se destaca o trabalho realizado em colaboração com o Institut National de Recherche Agronomique (INRA – Pech Rouge, Montpellier) -, a Sogrape Vinhos marca presença no XXXIV World Congress of Vine and Wine, que tem lugar até 27 de Junho, no Porto, com a apresentação dos resultados de três projectos de investigação.

“Aumentar a eficiência na gestão produtiva de uma empresa de vinhos” é o tema do projecto que o director coordenador de Viticultura e Enologia, Miguel Pessanha, e o responsável pelo departamento de Investigação & Desenvolvimento (I&D) da Sogrape Vinhos, António Graça, darão a conhecer, focando os impactos da eficiência na redução dos custos de produção e, ao mesmo tempo, na criação de novos vinhos, com melhor relação qualidade/preço.

O “Estudo de novas estirpes autóctones de leveduras portuguesas com comportamento na fermentação à escala micro e industrial” e a “Produção e qualidade nas castas Maria Gomes e Arinto sujeitas a diferentes intensidades de desfolha” estarão também em foco, em exposições promovidas pela equipa de investigadores que colaborou com a Sogrape Vinhos nestes projectos. Inerente a ambos estudos está uma componente de inovação, concretizada no isolamento e selecção na natureza de leveduras com potencial relevante para a criação de novos vinhos, no primeiro caso, e na adaptação das práticas tradicionais às castas, de modo a potenciar um aumento da relação qualidade/preço dos vinhos produzidos, no segundo.

Com estas participações “a Sogrape Vinhos dá a conhecer parte do trabalho que a equipa de I&D da empresa tem vindo a desenvolver, com o objectivo de praticar uma viticultura mais precisa e sustentável, com reflexos na produção de mais vinhos com uma qualidade acima da média, indo ao encontro das necessidades de cada vez mais e mais distintos consumidores”, afirma Francisco Ferreira, CEO da Sogrape Vinhos.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *