Distribuição

Poder de compra dos portugueses está quase 20% abaixo da média europeia

Por a 21 de Junho de 2011 as 17:26

O Produto Interno Bruto expresso (PIB) em paridade do poder de compra, em Portugal, estava em 2010 quase 20% abaixo da média dos países da União Europeia, revelou hoje [Terça-feira] o organismo oficial de estatísticas da União Europeia (Eurostat).

De acordo com o documento que analisa o nível de riqueza de cada país comparando com o poder de compra, os portugueses ganhavam, em média, 81% da média dos seus parceiros europeus, numa lista encabeçada pelo Luxemburgo, onde o nível de riqueza é 283% superior à média, e pela Holanda, com 134. O Eurostat nota, no entanto, que este elevado valor é ‘distorcido’ pelo alto nível de trabalhadores que não moram no país, e que assim inflacionam os valores.

Na tabela há nove países onde os cidadãos, em média, são mais pobres do que em Portugal, e há 17 onde os cidadãos auferem, em média, rendimentos superiores aos cidadãos nacionais. Os valores hoje divulgados representam uma ligeira melhoria face aos dados de 2009, ano em que os portugueses tinham um PIB ‘per capita’ expresso em paridade do poder de compra na ordem dos 80% da média europeia.

*Lusa

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *