Destaque Distribuição

Sonae abre Zippy na Turquia

Por a 20 de Junho de 2011 as 15:17

A Sonae alargou a sua actividade internacional com a abertura da primeira loja de retalho especializado na Turquia. A abertura da primeira loja Zippy em Istambul enquadra-se na estratégia de internacionalização da Sonae, explorando, segundo a companhia liderada por Paulo Azevedo, “formatos claramente distintivos e com uma vantagem competitiva clara face a concorrentes já instalados e que têm vindo diariamente a aumentar o seu perfil e reconhecimento junto dos consumidores”.

A entrada da Sonae na Turquia é realizada através de investimento directo, embora seguindo uma abordagem capital light no que respeita aos activos imobiliários necessários para o desenvolvimento da sua actividade.

A primeira loja Zippy na Turquia fica situada em Istambul, a maior cidade do País com quase 13 milhões de habitantes, estando localizada num importante espaço comercial da cidade, o Centro Comercial Torium.

Com 450 m2 e 12 colaboradores, a nova unidade tem um conceito idêntico ao conhecido em Portugal, baseando as suas vantagens competitivas na diversidade da oferta, na relação entre design, qualidade e preço, bem como no atendimento e serviço especializado.

Miguel Seixas, administrador da Sonae SR, afirma que “este é mais um passo na estratégia de internacionalização da Sonae, sendo a Turquia um mercado dinâmico e interessante que quisemos testar através da marca Zippy”.

A Turquia conta com uma população de cerca de 72,5 milhões de habitantes e está entre os 20 países com o PIB nominal mais elevado do mundo, superior a 740 mil milhões de dólares. A sua população está a aumentar e a economia tem revelado taxas de crescimento bem superiores à média dos Países da OCDE. Em 2010 a economia terá crescido 8,9%, sendo que as estimativas do Eurostat apontam para um crescimento de 6,1% e 5,5% nos próximos dois anos.

De referir que, acordo com o estudo realizado pela Global Retail Development Index (GRDI) – da consultoria A.T. Kearney, a Turquia passou do 18.º para o 10.º lugar no ranking que classifica os 30 principais países emergentes que os retalhistas globais devem considerar para uma eventual expansão do negócio.

Os planos de expansão da Sonae na Turquia prevêem a abertura de uma nova loja Zippy nos próximos três meses, também na cidade de Istambul, reforçando a presença naquele mercado regional.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *