Destaque Distribuição

Brasil rouba à China título de ‘melhor mercado para expansão do retalho’

Por a 17 de Junho de 2011 as 12:28

O Brasil conquistou o primeiro lugar do ranking da A.T. Kearney que avalia as melhores localizações para expansão do retalho em economias em desenvolvimento enquanto a China escorrega para a 6ª posição e Índia cai para o 4º lugar da tabela.

 

Esta mudança no ranking, onde o Brasil toma de assalto a liderança da tabela à China, privilegia as empresas portuguesas, revela o estudo. “Há uma oportunidade de expansão das cadeias retalhistas portuguesas no Brasil, que têm vantagem competitiva face aos demais grupos retalhistas globais, pela ausência de barreiras linguísticas e culturais com o mercado brasileiro”.

Recentemente, o Grupo Jerónimo Martins anunciou que o Brasil fazia parte de um grupo de três mercados em estudo avançado para a continuação da expansão internacional da empresa portuguesa.

O Brasil depara-se com um crescimento do PIB perto dos 5 por cento anuais, previstos até 2013, e a economia prepara-se para dois mega-eventos globais: o Campeonato do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.

Jose Ignacio Nieto, Vice-Presidente da A.T. Kearney, explica que o “Brasil é um mercado-alvo prioritário para a expansão das cadeias de distribuição e retalho, devido à taxa de crescimento do PIB de cinco por cento ao ano, que é esperada para os próximos cinco anos, à elevada percentagem de população urbana do país e também face ao incremento registado nas vendas a retalho”. Além dos “investimentos substanciais em infra-estruturas que o governo brasileiro está a planear, os fluxos de capital estrangeiro estão a crescer igualmente a um ritmo notável”.

O estudo ressalva que Koweit, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita não foram contagiados pela instabilidade política da região e continuarão a captar investimentos dos grupos retalhistas nacionais.

A América do Sul está em grande destaque na 10ª edição da pesquisa Global Retail Development Index: os três primeiros lugares do ranking são ocupados por países da América do Sul: Uruguai, Chile e Peru

 

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *