Informática de consumo com queda de 46% em 2011
O Caderno de Mercados do Observador Cetelem 2011 revela que as intenções de compra dos portugueses no mercado da informática de consumo passaram de 22% (em 2010) para 12% (em 2011), uma diminuição de 10 p.p..
Portugal é o único País, entre os analisados no estudo, onde se verifica uma diminuição nas intenções de compra comparativamente com o ano transacto.
O mercado da informática de consumo, considerado um dos mais dinâmicos dos últimos anos em Portugal, cresceu 2,4% em 2010. Com uma quebra significativa nas intenções de compra, este ano, contraria a tendência de crescimento verificada nos outros países.
Mas mesmo com intenções de compra em queda, Portugal conseguiu manter-se no pódio dos países com maior consumo de bens informáticos em 2010, quando comparadas famílias com rendimentos equivalentes. Portugal encontra-se na terceira posição, tendo à sua frente a França e a vizinha Espanha.
Numa tentativa de compensar as diminuições de consumo no mercado tradicional da informática, fabricantes e distribuidores têm apostado em campanhas agressivas de descontos, promoções e ofertas. Além disso, manifestam o interesse em reforçar o mercado português, ainda em 2011, com a introdução dos tablets, das mais variadas marcas.